POR UMA EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS PARA DAR SIGNIFICADO AO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA A PARTIR DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSALDANHA, LETÍCIA LOPES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-22T03:47:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-22T03:47:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherLETÍCIA LOPES SALDANHApt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601219-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho propões ações educativas que articulam Ensino de História e Educação Patrimonial a partir de dois bens do bairro Messejana/Ceará: a Casa José de Alencar e a estátua de Iracema; de modo a construir conhecimentos que favoreçam a leitura do tempo, o sentimento de pertencimento ligadas às discussões patrimoniais. Para isso, as metodologias ligadas à Educação Patrimonial se mostram convenientes, à medida que possibilitam relações de ensinoaprendizagem direcionadas especificamente à disciplina de História e, na medida do possível, ações interdisciplinares. A partir da metodologia da Educação Patrimonial, torna-se possível discutir junto com os discentes os diversos processos que perpassam os locais ligados à memória do escritor José de Alencar e às disputas políticas, sociais e econômicas que envolvem os bens patrimoniais.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória; Identidade. Ensino significativo. Educação Patrimonial. Ensino de História.pt_BR
Título: dc.titlePOR UMA EDUCAÇÃO DOS SENTIDOS PARA DAR SIGNIFICADO AO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA A PARTIR DA EDUCAÇÃO PATRIMONIALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons