A JORNADA DO HERÓI: UMA PROPOSTA AUDIOVISUAL EINTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio Grande do Nortept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARQUES, BRUNO RIBEIRO-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-22T02:38:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-22T02:38:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherBRUNO RIBEIRO MARQUESpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601189-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação discute o ensino de História dentro da modalidade Educação Profissional, pensando estratégias de promoção da integração curricular entre a História e as disciplinas técnicas, mais precisamente no curso de Produção de Áudio e Vídeo. Ao apresentarmos as características tanto da modalidade quanto do curso de Produção de Áudio e Vídeo, discutiremos a importância do letramento digital, como forma de consumo consciente das informações presentes no ciberespaço. É também proposta deste trabalho a instrumentalização em história através do estudo dos conceitos de memória, identidade e narrativa. Para isso, analisaremos os documentos curriculares, tanto os nacionais quanto o estadual e como estes apresentam esses conceitos para o ensino de nossa ciência. A partir da análise dos currículos, recorreremos à historiografia, para pensarmos os desafios e as possibilidades do uso dos termos em questão no ensino da História. Feito esse exercício teórico, partiremos para o planejamento e execução do nosso produto que tem como objetivo integrar o ensino de História às disciplinas técnicas. Durante o processo de desenvolvimento das práticas pensadas, os alunos da 2ª série da Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira, na cidade de Fortaleza – CE, foram encorajados a escreverem suas autobiografias, em que destas cinco foram escolhidas, roteirizadas e viraram filmes, produzidos pelos próprios alunos do curso técnico. Durante as atividades realizadas com os alunos, pautadas em metodologias ativas, foram discutidos conceitos de memória, identidade e narrativa, que culminaram em audiovisuais que podem ser entendidos como elementos de História Pública. Nossa proposta de atividade exemplifica uma forma de integração curricular, ponto fulcral das Diretrizes Curriculares para a modalidade Educação Profissional contemplando também a produção do saber histórico escolar.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPROFHISTÓRIA; História Pública. Integração Curricular. Educação Profissional. Audiovisual.pt_BR
Título: dc.titleA JORNADA DO HERÓI: UMA PROPOSTA AUDIOVISUAL EINTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons