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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Norte | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARQUES, BRUNO RIBEIRO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-22T02:38:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-22T02:38:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | BRUNO RIBEIRO MARQUES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601189 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação discute o ensino de História dentro da modalidade Educação Profissional, pensando estratégias de promoção da integração curricular entre a História e as disciplinas técnicas, mais precisamente no curso de Produção de Áudio e Vídeo. Ao apresentarmos as características tanto da modalidade quanto do curso de Produção de Áudio e Vídeo, discutiremos a importância do letramento digital, como forma de consumo consciente das informações presentes no ciberespaço. É também proposta deste trabalho a instrumentalização em história através do estudo dos conceitos de memória, identidade e narrativa. Para isso, analisaremos os documentos curriculares, tanto os nacionais quanto o estadual e como estes apresentam esses conceitos para o ensino de nossa ciência. A partir da análise dos currículos, recorreremos à historiografia, para pensarmos os desafios e as possibilidades do uso dos termos em questão no ensino da História. Feito esse exercício teórico, partiremos para o planejamento e execução do nosso produto que tem como objetivo integrar o ensino de História às disciplinas técnicas. Durante o processo de desenvolvimento das práticas pensadas, os alunos da 2ª série da Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira, na cidade de Fortaleza – CE, foram encorajados a escreverem suas autobiografias, em que destas cinco foram escolhidas, roteirizadas e viraram filmes, produzidos pelos próprios alunos do curso técnico. Durante as atividades realizadas com os alunos, pautadas em metodologias ativas, foram discutidos conceitos de memória, identidade e narrativa, que culminaram em audiovisuais que podem ser entendidos como elementos de História Pública. Nossa proposta de atividade exemplifica uma forma de integração curricular, ponto fulcral das Diretrizes Curriculares para a modalidade Educação Profissional contemplando também a produção do saber histórico escolar. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | PROFHISTÓRIA; História Pública. Integração Curricular. Educação Profissional. Audiovisual. | pt_BR |
Título: dc.title | A JORNADA DO HERÓI: UMA PROPOSTA AUDIOVISUAL EINTERDISCIPLINAR PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAO_BRUNO_MARQUES_-_VERSO_FINAL_COM_FICHA (1).pdf | 1,78 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/601189/2/DISSERTAO_BRUNO_MARQUES_-_VERSO_FINAL_COM_FICHA (1).pdfDownload |
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