Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira, Gabriel Filipe Cassol Cortez | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-20T13:44:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-20T13:44:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-07-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | Gabriel Filipe Cassol Cortez Ferreira - Dissertação - ProfHistória UFMT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601162 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O Estado de Rondônia é um dos estados mais jovens do Brasil no que tange a sua emancipação. Por ter sido colonizado por migrantes que vieram de outras regiões e dada a sua história ser considerada recente, por vezes sua própria população não a valoriza. Essa situação tem reflexo direto no ensino de História de Rondônia, que por meio de uma lei, faz parte do currículo das escolas regulares de ensino médio. Até pouco tempo atrás, o ensino da disciplina tinha seu rigor alçado no fato de a Universidade Federal de Rondônia o cobrar como requisito no processo seletivo. Hoje, o ensino do local e do regional, além de demonstrar pouco interesse por parte dos educandos e por vezes trabalhoso para os professores, não tem qualquer base para o aprendizado da história dos próprios municípios, sobretudo os do interior. Tendo tais pressupostos em vista, o presente trabalho busca problematizar o ensino de história local e regional do município de Rolim de Moura com a proposta da criação de um material didático elaborado a partir de entrevistas com fontes orais delimitadas em cima da história do cotidiano do município ao longo dos anos de 1980. O material seria indicado para o trabalho com os estudantes ainda no ensino fundamental e partiria da ideia de aproximar e valorizar o local, demonstrando as mudanças pelas quais o município tem passado | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,078mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História, | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Regional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Fontes Orais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rolim de Moura | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA, MEMÓRIA E HISTÓRIA LOCAL: UM ESTUDO DO MUNICÍPIO DE ROLIM DE MOURA-RO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons