Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Pontes, Victor Henrique Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Corrêa, Thiago Henrique Barnabé | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-16T19:15:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-16T19:15:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-14 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://www.youtube.com/watch?v=fiLCqR8HQR4&t=1558s | - |
identificador: dc.identifier.other | A virtude da Alquimia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601035 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Nem sempre considerada como um conteúdo importante, a História da Ciência (HC) tem ganhado, nos últimos anos, maior atenção nas pesquisas sobre o ensino de Química. Evidente nos livros didáticos, esse desabono se faz à medida que tais conteúdos são trazidos de maneira superficial, ou mesmo, como um adorno do conteúdo químico, em boxes, com biografias descontextualizadas e pontuais. Embora muitos trabalhos apresentem a história e a filosofia da ciência como o cerne para a compreensão da construção do conhecimento, trazendo aspectos temporais, sociais e culturais, nota-se que muitos professores não a contemplam em suas aulas, atribuindo a deficiência formativa como principal justificativa. Além disso, observa-se a carência de materiais sobre o assunto, o que pode ser um fator adicional. Na intenção de contribuir com a formação docente, essa dissertação desenvolveu um audiolivro intitulado ‘A Virtude da Alquimia’. Esse objeto educacional tem como desígnio abordar a influência da alquimia e de sua filosofia na história da construção do conhecimento, em especial os processos de destilação, com a pretensão de investigar como a exploração do tema pode fornecer elementos para o ensino de Química. Adotamos o caráter qualitativo para a pesquisa por ir ao encontro dos nossos objetivos e dos sujeitos de pesquisa: professores de Química em formação. A escolha pelo audiolivro visa a inovação didático-pedagógica, assim como, suprir a lacuna da falta de tempo dos professores em estudar a temática, imposta, sobretudo, pela grande jornada de trabalho que prioriza, geralmente, o cumprimento conteudista dos livros em poucas aulas de Química. Através do questionário realizado na disciplina ‘Elementos Históricos da Química’ podemos inferir que o audiolivro elaborado é uma ferramenta no auxílio da aprendizagem de História da Ciência. A análise das respostas mostrou que o objetivo do produto e da dissertação de desenvolver um audiolivro que narrasse os aspectos históricos da alquimia e do processo de destilação, além de evidenciar a aceitação do material como ferramenta na construção do saber, foi atingido. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 42 min. 12 seg. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | YouTube | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | História da ciência; Destilação; Alquimia; | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Alquimia; Formação de professores. | pt_BR |
Título: dc.title | Audiolivro 'A Virtude da Alquimia' | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | áudio | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons