Audiolivro 'A Virtude da Alquimia'

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTMpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPontes, Victor Henrique Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorCorrêa, Thiago Henrique Barnabé-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-16T19:15:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-16T19:15:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://www.youtube.com/watch?v=fiLCqR8HQR4&t=1558s-
identificador: dc.identifier.otherA virtude da Alquimiapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/601035-
Resumo: dc.description.abstractNem sempre considerada como um conteúdo importante, a História da Ciência (HC) tem ganhado, nos últimos anos, maior atenção nas pesquisas sobre o ensino de Química. Evidente nos livros didáticos, esse desabono se faz à medida que tais conteúdos são trazidos de maneira superficial, ou mesmo, como um adorno do conteúdo químico, em boxes, com biografias descontextualizadas e pontuais. Embora muitos trabalhos apresentem a história e a filosofia da ciência como o cerne para a compreensão da construção do conhecimento, trazendo aspectos temporais, sociais e culturais, nota-se que muitos professores não a contemplam em suas aulas, atribuindo a deficiência formativa como principal justificativa. Além disso, observa-se a carência de materiais sobre o assunto, o que pode ser um fator adicional. Na intenção de contribuir com a formação docente, essa dissertação desenvolveu um audiolivro intitulado ‘A Virtude da Alquimia’. Esse objeto educacional tem como desígnio abordar a influência da alquimia e de sua filosofia na história da construção do conhecimento, em especial os processos de destilação, com a pretensão de investigar como a exploração do tema pode fornecer elementos para o ensino de Química. Adotamos o caráter qualitativo para a pesquisa por ir ao encontro dos nossos objetivos e dos sujeitos de pesquisa: professores de Química em formação. A escolha pelo audiolivro visa a inovação didático-pedagógica, assim como, suprir a lacuna da falta de tempo dos professores em estudar a temática, imposta, sobretudo, pela grande jornada de trabalho que prioriza, geralmente, o cumprimento conteudista dos livros em poucas aulas de Química. Através do questionário realizado na disciplina ‘Elementos Históricos da Química’ podemos inferir que o audiolivro elaborado é uma ferramenta no auxílio da aprendizagem de História da Ciência. A análise das respostas mostrou que o objetivo do produto e da dissertação de desenvolver um audiolivro que narrasse os aspectos históricos da alquimia e do processo de destilação, além de evidenciar a aceitação do material como ferramenta na construção do saber, foi atingido.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent42 min. 12 seg.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeYouTubept_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória da ciência; Destilação; Alquimia;pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAlquimia; Formação de professores.pt_BR
Título: dc.titleAudiolivro 'A Virtude da Alquimia'pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeáudiopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI)pt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI

Não existem arquivos associados a este item.

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons