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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Instituto de Química/UNESP | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gomes, Bruno Ruiz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-07-06T11:38:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-07-06T11:38:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-18 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Tutorial ChemSketch® | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600728 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho é uma investigação a respeito do uso de softwares de simulação como ferramenta facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica. O projeto contou com a participação de 30 alunos de duas turmas de um curso técnico em Química do município de Jaú/SP. A coleta de dados foi realizada em três etapas. A primeira etapa ocorreu durante o ano letivo de 2019 e consistiu no levantamento de conhecimentos prévios e de habilidades de proposição de hipóteses dos alunos, iniciando com a aplicação de uma situação problema envolvendo a presença de isômeros. Logo após, foi aplicado o questionário inicial, com o intuito de levantar as dificuldades e facilitar sua categorização e posteriormente a elaboração da sequência didática. Os conceitos trabalhados foram: isômeros constitucionais; isômeros cis-trans; quiralidade; carbonos assimétricos, centros quirais e estereocentros; isômeros com um carbono assimétrico; desenhando enantiômeros; nomeando enantiômeros: o sistema de nomenclatura R, S e isomeria óptica. A segunda etapa foi iniciada com a aplicação de aulas teóricas e práticas utilizando como ferramenta o software de simulação ACD/ChemSketch®. O software serviu como ferramenta para a visualização das moléculas em diferentes formas de representação e interação com o objeto de estudo. Ao final da intervenção foi aplicado o questionário final, com o intuito de avaliar o desenvolvimento dos alunos e a contribuição do software ACD/ChemSketch®. A terceira etapa ocorreu durante o ano letivo de 2020 e consistiu na aplicação do questionário de avaliação do projeto, onde os alunos puderam opinar sobre a eficiência, aprovação e aproveitamento do projeto. Os dados permitiram inferir que a intervenção foi bem-sucedida, os alunos obtiveram bom desempenho e aprovaram a forma como o projeto se sucedeu, o que evidencia a relevância do uso de softwares de simulação no processo de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 220kb | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Software de simulação Estereoquímica Educação em química Química computacional | pt_BR |
| Título: dc.title | Tutorial ChemSketch® | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| PRODUTO BRUNO RUIZ GOMES.pdf | 219.25 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/600728/2/PRODUTO BRUNO RUIZ GOMES.pdfDownload |
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