Tutorial ChemSketch®

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Autor(es): dc.contributorInstituto de Química/UNESPpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGomes, Bruno Ruiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-07-06T11:38:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-07-06T11:38:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-18-
identificador: dc.identifier.otherTutorial ChemSketch®pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600728-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho é uma investigação a respeito do uso de softwares de simulação como ferramenta facilitadora para o processo de ensino-aprendizagem de Química Orgânica. O projeto contou com a participação de 30 alunos de duas turmas de um curso técnico em Química do município de Jaú/SP. A coleta de dados foi realizada em três etapas. A primeira etapa ocorreu durante o ano letivo de 2019 e consistiu no levantamento de conhecimentos prévios e de habilidades de proposição de hipóteses dos alunos, iniciando com a aplicação de uma situação problema envolvendo a presença de isômeros. Logo após, foi aplicado o questionário inicial, com o intuito de levantar as dificuldades e facilitar sua categorização e posteriormente a elaboração da sequência didática. Os conceitos trabalhados foram: isômeros constitucionais; isômeros cis-trans; quiralidade; carbonos assimétricos, centros quirais e estereocentros; isômeros com um carbono assimétrico; desenhando enantiômeros; nomeando enantiômeros: o sistema de nomenclatura R, S e isomeria óptica. A segunda etapa foi iniciada com a aplicação de aulas teóricas e práticas utilizando como ferramenta o software de simulação ACD/ChemSketch®. O software serviu como ferramenta para a visualização das moléculas em diferentes formas de representação e interação com o objeto de estudo. Ao final da intervenção foi aplicado o questionário final, com o intuito de avaliar o desenvolvimento dos alunos e a contribuição do software ACD/ChemSketch®. A terceira etapa ocorreu durante o ano letivo de 2020 e consistiu na aplicação do questionário de avaliação do projeto, onde os alunos puderam opinar sobre a eficiência, aprovação e aproveitamento do projeto. Os dados permitiram inferir que a intervenção foi bem-sucedida, os alunos obtiveram bom desempenho e aprovaram a forma como o projeto se sucedeu, o que evidencia a relevância do uso de softwares de simulação no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent220kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSoftware de simulação Estereoquímica Educação em química Química computacionalpt_BR
Título: dc.titleTutorial ChemSketch®pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFQUIpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímicapt_BR
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