Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Univesidade Federal de Alagoas - UFAL | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Andrade, Bryan | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vilela, Rosana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Riscado, Jorge | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-23T19:23:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-23T19:23:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03 | - |
identificador: dc.identifier.other | Eneagrama para interprofissionalidade | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600440 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este produto é decorrente da pesquisa intitulada de “ITINERÁRIOS FORMATIVOS NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA: Educação e Colaboração Interprofissional”. Neste estudo realizado com profissionais da Residência Multiprofissional em Saúde da Família de uma instituição pública, foi identificado que o contexto do trabalho em equipe oportunizou aos residentes experiências interpessoais de convergências e divergências, as quais provocaram reflexões acerca da interprofissionalidade. Dessa forma consideramos as relações interpessoais como aspectos relevantes da colaboração e integração interprofissional. Nesse contexto foi proposto um trabalho educacional com o objetivo de promover educação para o autoconhecimento através do sistema tipológico de personalidade conhecido como Eneagrama. Foi organizado um evento em forma de seminário para apresentação do Eneagrama em seus aspectos fundamentais que contou com a participação de residentes do primeiro ano. Como forma de identificar o aproveitamento da atividade foi criado um questionário online com perguntas em relação a percepção dos residentes sobre o Eneagrama, bem como de sua aplicabilidade no campo do trabalho em equipe no SUS. Segundo dados do questionário foi possível avaliar que o aproveitamento do evento foi altamente significativo. Em consideração, atestamos o potencial do Eneagrama para colaboração e integração interprofissional, porém novos estudos são fundamentais para sua possível consolidação como sistema educacional no contexto do trabalho no SUS. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,16 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | educação interprofissional; educação em saúde; equipe multiprofissional | pt_BR |
Título: dc.title | Eneagrama para interprofissionalidade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino na Saúde - MPES/UFAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons