Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal Farroupilha / Universidade Franciscana | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lutz, Mauricio Ramos | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leivas, José Carlos Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-20T12:27:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-20T12:27:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Caderno didático 2 de 4 - Dimensão Fractal | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/600194 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente caderno didático apresenta uma sequência de atividades como produto educacional, no qual abordamos uma geometria não euclidiana, em especial a Geometria Fractal, dividida em três atividades: (1) reconhecendo fractais e suas respectivas definições, (2) fractais clássicos, seus precursores e a dimensão fractal e (3) cálculo de algumas dimensões fractais. Esse material foi pensado para ser desenvolvido com alunos do Ensino Médio e Ensino Superior, tendo como objetivos a identificação de fractais a partir de suas respectivas imagens; relacionar a cronologia de fractais; definir alguns fractais clássicos; determinar a fórmula da dimensão fractal; e calcular a dimensão de alguns fractais. Este produto teve origem na pesquisa de doutorado do primeiro autor, orientada pelo segundo, realizada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática da Universidade Franciscana (UFN) – Santa Maria/RS. Ao final das atividades é esperado que os estudantes percebam que na Geometria Euclidiana, a dimensão de um objeto pertence ao conjunto {0, 1, 2, 3} e a dimensão fractal pertence ao intervalo [0, 3]. Além disso, os estudantes consigam calcular a dimensão de alguns objetos fractais. Desejamos que esse produto educacional auxilie professores em atividades de sala de aula. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 4,12 MB | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | PDF (Portable Document Format) | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Dimensão Fractal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria Fractal | - |
Palavras-chave: dc.subject | GeoGebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem | - |
Título: dc.title | Dimensão Fractal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | - |
Curso: dc.subject.course | Licenciatura em Matemática | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Matemática | - |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Caderno didático 2 de 4 - Dimensão Fractal.pdf | 4,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/600194/2/Caderno didático 2 de 4 - Dimensão Fractal.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons