Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Alto Vale do Rio do Peixe | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Baade, Joel Haroldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-10T14:56:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-10T14:56:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-05-01 | - |
identificador: dc.identifier.other | matriz_projeto_2020 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599836 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A definição de um tema de pesquisa e o delineamento de uma prática investigativa é uma das tarefas que mais requerem energia em uma pós-graduação stricto sensu. Em primeiro lugar, esta etapa da pesquisa é difícil em virtude de uma prática social que não tende a valorizar a pergunta, mas sim as respostas. Investigar é perguntar. A ciência é feita de perguntas e da dúvida, e não das respostas e das certezas. Nesse sentido, este documento deve norteador a identificação de uma situação problema que valha a pena ser investigada e detalhada, com vistas ao melhoramento da prática social da qual se parte. Ele não é uma receita infalível ou que automatize um processo, mas é um recurso que pode nortear a prática investigativa. Por esta razão, foi chamado de “Itinerários para a elaboração do problema e delineamento da pesquisa”. Os itinerários não tem uma finalidade em si mesmos, mas destinam-se única e exclusivamente para o que é feito a partir deles. O resultado desse processo é uma construção, realizada pelo pós-graduando em diálogo com a prática social de onde provém e os referenciais que encontra no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica da UNIARP (PPGEB) e outros que encontrará de modo autônomo por meio do exercício da curiosidade epistemológica. Este material é resultado da prática docente na disciplina de Epistemologia do PPGEB, norteada especialmente pelas obras de Sánchez Gamboa (2013) e Zwierewicz (2009, 2014). | - |
Tamanho: dc.format.extent | 500kb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pptx | - |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto de pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Delineamento de pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Problema de pesquisa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia de pesquisa | - |
Título: dc.title | Itinerários para elaboração do problema e delineamento da pesquisa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | - |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Básica | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Epistemologia e Metodologia do Trabalho Científico | - |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
matriz_projeto_2020.pptx | Arquivo PPTX | 483,55 kB | Arquivo de apresentação | /bitstream/capes/599836/2/matriz_projeto_2020.pptxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons