E-BOOK SEMEANDO SABERES ON-LINE E JOGO DE TABULEIRO CIÊNCIAS EM AÇÃO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARINELI, RODRIGO CHECHI-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-06T18:06:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-06T18:06:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-04-
identificador: dc.identifier.otherE-BOOK SEMEANDO SABERES ON-LINE e JOGO DE TABULEIRO CIÊNCIAS EM AÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599759-
Resumo: dc.description.abstractO produto é divido em duas categorias. A primeira é um E-book intitulado “Semeando saberes on-line”. Em sua primeira sessão, é apresentado um “manual” de como utilizar a plataforma virtual Edmodo. Em seguida, o E-book apresenta uma sequência didática envolvendo o componente curricular de Ciências. O E-book tem como objetivo realizar as atividades utilizando a plataforma Edmodo (www.edmodo.com). acessada por computadores e/ou celulares na intenção de aproximar os estudantes das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). A segunda parte, é um jogo de tabuleiro para impressão intitulado "Ciências em Ação". O jogo possuí várias perguntas referente aos assuntos estudados no E-book. A proposta é tornar o ensino lúdico e verificar se os estudantes se apropriaram dos assuntos estudados anteriormente. O público-alvo para a utilização dos produtos é a modalidade de Educação de Jovens e Adultos, mas pode ser utilizado no Ensino Fundamental I, pois o material é versátil, podendo ser alterado de acordo com cada realidade local e modalidade de ensino. Para a elaboração dos produtos, foi utilizada apenas a ferramenta/programa PowerPoint. A escolha pela ferramenta deu-se para mostrar ser possível construir diversas atividades pedagógicas utilizando as TDIC, de forma acessível, para as diferentes realidades e condições financeiras. A expectativa é aproximar os estudantes das tecnologias de modo intencional e educacional a fim de, ressaltar que, as TDIC são ótimas aliadas para a educação indo além da utilização apenas para o lazer. A escolha do componente curricular Ciências deu-se para ressaltar a importância da alfabetização científica, contribuir para uma formação crítica, investigativa e desmistificar os estudantes das ideias trazidas do senso comum e fakes news.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5.2 Megapt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTDICpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
Título: dc.titleE-BOOK SEMEANDO SABERES ON-LINE E JOGO DE TABULEIRO CIÊNCIAS EM AÇÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typejogopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação Docência para a Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCiênciaspt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons