Feiras de ciências e tecnologias sociais: Um guia para potencializar a aprendizagem por investigação

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Sul e Sudeste do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMaximino, Caio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-06-01T18:05:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-06-01T18:05:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherFeiras_de_ciencias.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599628-
Resumo: dc.description.abstractAs feiras de ciências, como atividades práticas experimentais, são muito importantes para ampliar o entendimento de estudantes sobre as ciências - não só sobre os conteúdos específicos que são ensinados nas matérias e disciplinas de Ciências em todos os níveis do Ensino, mas também sobre a epistemologia e a natureza do conhecimento científico. Acima de tudo, as ciências são atividades, e compreender como o conhecimento científico é produzido, criticado, e acumulado é fundamental para a construção do pensamento crítico. As atividades práticas que são mobilizadas pelas feiras de ciências certamente facilitam a aprendizagem desses processos e dos conteúdos relacionados, bem como da relação das ciências com seu contexto social mais amplo. Quando estudantes utilizam os métodos científicos para coletar e analizar dados de maneira estratégica e unificada, aplicam, em escala diminuída, os mesmos passos que os pesquisadores profissionais usam para produzir informações novas. Ainda que um projeto de pesquisa científica e/ou tecnológica para uma feira de ciências resulte principalmente da engenhosidade e do empenho de estudantes, a motivação e a supervisão de professores e responsáveis é fundamental. Esse guia é voltado para professores/as, responsáveis, e estudantes, com o objetivo de auxiliar no processo de desenvolver um projeto de pesquisa para uma feira de ciências. Baseia-se na experiência do GEPEC/PPGECM na Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará (MOCISSPA). Apresentamos passos e dicas para gerar uma ideia de projeto, planejar e realizar a pesquisa, coletar e analisar dados, escrever um relatório, e criar uma peça de comunicação (display, painel, diorama, maquete, etc.). Para cada etapa, são apresentadas dicas de administração e orientação para professores e planos de ensino para estudantes e professores, bem como formas de encorajar o envolvimento dos responsáveis. Boa feira!pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.8MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFeiras de ciênciaspt_BR
Título: dc.titleFeiras de ciências e tecnologias sociais: Um guia para potencializar a aprendizagem por investigaçãopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapt_BR
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