Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Maximino, Caio | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-06-01T18:05:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-06-01T18:05:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
identificador: dc.identifier.other | Feiras_de_ciencias.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599628 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As feiras de ciências, como atividades práticas experimentais, são muito importantes para ampliar o entendimento de estudantes sobre as ciências - não só sobre os conteúdos específicos que são ensinados nas matérias e disciplinas de Ciências em todos os níveis do Ensino, mas também sobre a epistemologia e a natureza do conhecimento científico. Acima de tudo, as ciências são atividades, e compreender como o conhecimento científico é produzido, criticado, e acumulado é fundamental para a construção do pensamento crítico. As atividades práticas que são mobilizadas pelas feiras de ciências certamente facilitam a aprendizagem desses processos e dos conteúdos relacionados, bem como da relação das ciências com seu contexto social mais amplo. Quando estudantes utilizam os métodos científicos para coletar e analizar dados de maneira estratégica e unificada, aplicam, em escala diminuída, os mesmos passos que os pesquisadores profissionais usam para produzir informações novas. Ainda que um projeto de pesquisa científica e/ou tecnológica para uma feira de ciências resulte principalmente da engenhosidade e do empenho de estudantes, a motivação e a supervisão de professores e responsáveis é fundamental. Esse guia é voltado para professores/as, responsáveis, e estudantes, com o objetivo de auxiliar no processo de desenvolver um projeto de pesquisa para uma feira de ciências. Baseia-se na experiência do GEPEC/PPGECM na Mostra Científica do Sul e Sudeste do Pará (MOCISSPA). Apresentamos passos e dicas para gerar uma ideia de projeto, planejar e realizar a pesquisa, coletar e analisar dados, escrever um relatório, e criar uma peça de comunicação (display, painel, diorama, maquete, etc.). Para cada etapa, são apresentadas dicas de administração e orientação para professores e planos de ensino para estudantes e professores, bem como formas de encorajar o envolvimento dos responsáveis. Boa feira! | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.8MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Feiras de ciências | pt_BR |
Título: dc.title | Feiras de ciências e tecnologias sociais: Um guia para potencializar a aprendizagem por investigação | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Feiras_de_ciencias.pdf | 1,76 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599628/2/Feiras_de_ciencias.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons