O uso do livro didático por professor e estudantes nas aulas de sociologia na escola estadual de ensino profissional professor Francisco Aristóteles de Sousa em Itaitinga - Ceará

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Cearápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Alane Vale Farias Dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-26T13:42:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-26T13:42:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherDissertacao_Alane_UFC_31_03_2021_P_biblioteca (1)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599459-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo investigar a forma como estudantes e professor de duas turmas de segundo ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa, localizada no município de Itaitinga, Ceará, fazem uso do livro didático de Sociologia, “Sociologia em movimento” da autoria de Afrânio Silva et al., no seu processo de aprendizagem. Partindo da hipótese de que os usos do livro didático pelos estudantes extrapolam os condicionantes dispostos pelo(a) professor(a) em suas aulas, o trabalho traz relatório de campo da observação de aulas de Sociologia nas quais o livro é amplamente utilizado. A metodologia foi a observação participante, pois a pesquisa é produto da experiência como professora na escola pesquisada. Uma breve síntese do levantamento prelimitar bibliográfico também compõe este trabalho, com obras que abordam a temática do livro didático, figura do leitor, práticas de leitura, edição e recepção de textos, educação escolar e utilização de materiais didáticos. O trabalho faz uma breve síntese sobre as propostas dos documentos oficiais que regem a educação no Brasil e o ensino de Sociologia; como as aulas de Sociologia são elaboradoras na escola; como os estudantes avaliam o livro didático adotado pela escola; uma breve apresentação dos conteúdos temáticos do livro e a proposta de um plano ideal de aula com base nos parâmetros curriculares e no livro didático, sugerindo uma abordagem interseccional nas aulas de Sociologia.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLivro didático. Leitura. Ensino. Sociologia.pt_BR
Título: dc.titleO uso do livro didático por professor e estudantes nas aulas de sociologia na escola estadual de ensino profissional professor Francisco Aristóteles de Sousa em Itaitinga - Cearápt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons