Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Alane Vale Farias Dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-26T13:42:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-26T13:42:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Dissertacao_Alane_UFC_31_03_2021_P_biblioteca (1) | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599459 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo investigar a forma como estudantes e professor de duas turmas de segundo ano do Ensino Médio, da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Francisco Aristóteles de Sousa, localizada no município de Itaitinga, Ceará, fazem uso do livro didático de Sociologia, “Sociologia em movimento” da autoria de Afrânio Silva et al., no seu processo de aprendizagem. Partindo da hipótese de que os usos do livro didático pelos estudantes extrapolam os condicionantes dispostos pelo(a) professor(a) em suas aulas, o trabalho traz relatório de campo da observação de aulas de Sociologia nas quais o livro é amplamente utilizado. A metodologia foi a observação participante, pois a pesquisa é produto da experiência como professora na escola pesquisada. Uma breve síntese do levantamento prelimitar bibliográfico também compõe este trabalho, com obras que abordam a temática do livro didático, figura do leitor, práticas de leitura, edição e recepção de textos, educação escolar e utilização de materiais didáticos. O trabalho faz uma breve síntese sobre as propostas dos documentos oficiais que regem a educação no Brasil e o ensino de Sociologia; como as aulas de Sociologia são elaboradoras na escola; como os estudantes avaliam o livro didático adotado pela escola; uma breve apresentação dos conteúdos temáticos do livro e a proposta de um plano ideal de aula com base nos parâmetros curriculares e no livro didático, sugerindo uma abordagem interseccional nas aulas de Sociologia. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático. Leitura. Ensino. Sociologia. | pt_BR |
Título: dc.title | O uso do livro didático por professor e estudantes nas aulas de sociologia na escola estadual de ensino profissional professor Francisco Aristóteles de Sousa em Itaitinga - Ceará | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Dissertacao_Alane_UFC_31_03_2021_P_biblioteca (1).pdf | 2,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599459/2/Dissertacao_Alane_UFC_31_03_2021_P_biblioteca (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons