“Quem canta seus males espanta” Um caderno de atividades para o ensino da escrita e da oralidade no contexto de formação do técnico de nível médio.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCabral, Danilo Marcus Barros-
Autor(es): dc.contributor.authorCavalcante, Rivadavia Porto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-19T16:26:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-19T16:26:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-19-
identificador: dc.identifier.other“Quem canta seus males espanta” Um caderno de atividades para o ensino da escrita e da oralidade no contexto de formação do técnico de nível médio.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599222-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem sua essência nos construtos de uma nova identidade no ensino de Língua Portuguesa para a Educação Profissional e Tecnológica, chegando a colaborar com o profEPT, de maneira que agregue para novas políticas de ensino para esse ramo. Teve-se como objetivo a construção de um modelo didático do gênero canção popular brasileira, que visou motivar e inovar práticas de ensino-aprendizagem de oralidade e de escrita em Língua Portuguesa no contexto de formação do técnico de nível médio no IFPA, campus Conceição do Araguaia. Os métodos empregados estão fundamentados em uma pesquisa mista quanti qualitativa de natureza aplicada, estudo de caso e com levantamento de dados. Orientou-se para construção de uma sequência didática baseada nos princípios dos genebrinos Schneuwly e Dolz. Dentre vários autores que permeiam a base teórica estão os aportes de Ramos (2010), Ciavata (2014), Gramisci (2004) e Moura (2013) em defesa do ensino omnilateral e das mudanças no currículo, assim como Bakhtin (2016) e Vigotsky (2000) com o sustento da interação pelo desenvolvimento da linguagem. Após investigações prévias e análises de dados, aplicou-se um curso e uma oficina baseada na SD observada na metodologia, aos participantes envolvidos, com o foco de se atingir o aprimoramento das expressões orais e escritas deles. Teve-se como resultados satisfatórios, relatos e produções concretas à elaboração do produto educacional intitulado: Quem canta seus males espanta: um caderno de atividades para o ensino da oralidade e da escrita no contexto de formação do técnico de nível médio. Palavras-Chave: Música e Linguagens. Ensino de Linguagens. Currículo. Ensino Médio Integrado.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent30pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectMúsica e Linguagens. Ensino de Linguagens. Currículo. Ensino Médio Integrado.pt_BR
Título: dc.title“Quem canta seus males espanta” Um caderno de atividades para o ensino da escrita e da oralidade no contexto de formação do técnico de nível médio.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseCursos técnico de nível médiopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLingua Portugesapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons