Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO TOCANTINS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cabral, Danilo Marcus Barros | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cavalcante, Rivadavia Porto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-19T16:26:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-19T16:26:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-05-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | “Quem canta seus males espanta” Um caderno de atividades para o ensino da escrita e da oralidade no contexto de formação do técnico de nível médio. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599222 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem sua essência nos construtos de uma nova identidade no ensino de Língua Portuguesa para a Educação Profissional e Tecnológica, chegando a colaborar com o profEPT, de maneira que agregue para novas políticas de ensino para esse ramo. Teve-se como objetivo a construção de um modelo didático do gênero canção popular brasileira, que visou motivar e inovar práticas de ensino-aprendizagem de oralidade e de escrita em Língua Portuguesa no contexto de formação do técnico de nível médio no IFPA, campus Conceição do Araguaia. Os métodos empregados estão fundamentados em uma pesquisa mista quanti qualitativa de natureza aplicada, estudo de caso e com levantamento de dados. Orientou-se para construção de uma sequência didática baseada nos princípios dos genebrinos Schneuwly e Dolz. Dentre vários autores que permeiam a base teórica estão os aportes de Ramos (2010), Ciavata (2014), Gramisci (2004) e Moura (2013) em defesa do ensino omnilateral e das mudanças no currículo, assim como Bakhtin (2016) e Vigotsky (2000) com o sustento da interação pelo desenvolvimento da linguagem. Após investigações prévias e análises de dados, aplicou-se um curso e uma oficina baseada na SD observada na metodologia, aos participantes envolvidos, com o foco de se atingir o aprimoramento das expressões orais e escritas deles. Teve-se como resultados satisfatórios, relatos e produções concretas à elaboração do produto educacional intitulado: Quem canta seus males espanta: um caderno de atividades para o ensino da oralidade e da escrita no contexto de formação do técnico de nível médio. Palavras-Chave: Música e Linguagens. Ensino de Linguagens. Currículo. Ensino Médio Integrado. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 30 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Música e Linguagens. Ensino de Linguagens. Currículo. Ensino Médio Integrado. | pt_BR |
Título: dc.title | “Quem canta seus males espanta” Um caderno de atividades para o ensino da escrita e da oralidade no contexto de formação do técnico de nível médio. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Cursos técnico de nível médio | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Lingua Portugesa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Produto educacional Quem canta seu males espanta.pdf | 3,19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599222/2/Produto educacional Quem canta seu males espanta.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons