Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Dantas, Samia Abadia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-12T16:56:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-12T16:56:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Luz Final Web- 12-07-16 | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Luz Final Impress- 12-07-16 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/599060 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Inspirada na necessidade de a formação da escola básica possibilitar ao cidadão brasileiro a compreensão de fenômenos do tempo presente, a autora agrega, nessa obra, uma miríade de atividades para abordar em sala de aula do ensino médio o tema luz, seus fenômenos e fenomenotécnica. Esse último conceito é emprestado de Gaston Bachelard, para referir-se a experimentos concebidos para corroborar uma dada teoria, situação muito frequente na história do desenvolvimento de modelos e teorias, particularmente, para a descrição e compreensão da luz quanto à sua geração, propagação e interação com a matéria. A difração de Fresnel é um exemplo de fenomenotécnica premiado pela Academia Francesa de Ciências do início do século XIX. Sua abordagem no ensino médio não é adequada do ponto de vista matemático, mas é possível evidenciar os mesmos princípios na forma mais simples, a difração de Fraunhofer. A autora vai tecendo sua proposta articulando diferentes conceitos, experimentos didatizados, simulações e animações, e algumas atividades com suporte do pacote Modellus para chegar a uma descrição da produção e reprodução de imagens holográficas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 15 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Óptica Física | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Luz | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
Título: dc.title | Luz: fenômenos físicos e a matemática das ondas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Luz Final Web - 12-07-16.pdf | Versão para leitura na Web | 3,26 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599060/2/Luz Final Web - 12-07-16.pdfDownload |
Luz Final Impress - 12-07-16.pdf | Versão para Impressão | 15,68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/599060/3/Luz Final Impress - 12-07-16.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons