
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor.author | Silva Barros, Mariana | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Barros Gouvêa Miranda, Carolina | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Machado Gouvêa, Carlos Alberto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-05T17:05:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-05T17:05:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-20 | - |
| identificador: dc.identifier.other | As práticas pedagógicas docentes direcionadas a um currículo | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598857 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A educação de jovens e adultos, em nosso país, ainda é uma grande indagação, visto que as estatísticas ainda são bem desanimadoras, levando em conta o tempo ao qual estamos vivendo esse processo. Esse fenômeno pode ser visto como o auge da cena das desigualdades sociais e econômicas vivenciadas em nosso país. A razão desse fenômeno está nas fragilidades de uma escola excludente diante da diversidade, e a negação velada do direito de aprender, independentemente de poder econômico, credo ou idade. A partir desse contexto, queremos colaborar para uma escola mais justa, partindo do estudo das dificuldades dos alunos do EJA. As práticas educacionais empregadas na Educação de Jovens e Adultos pelos professores que atendem este segmento de ensino necessitam mudar observando o princípio da adequação à realidade da diversidade cultural e particular dos jovens e adultos, no processo de ensino e aprendizagem. A educação se, por um lado, preconiza a necessidade de se formar sujeitos cada vez mais críticos e participativos, por outro, molda sua prática numa concepção mercantilista, utilitarista, conteudista e positivista. O diálogo que propomos nesse trabalho, foi criado à partir de uma pesquisa de mestrado em ciências da educação, que foi atualizada para uma linguagem mais entendível à maioria dos leitores, diz respeito à reflexão para um novo olhar em nossas práticas educativas. Devemos entender que a prática docente crítica, envolve o movimento dinâmico e dialético, entre o fazer e o pensar, pois a construção ou a produção do conhecimento do objeto implica o exercício da curiosidade. Essa nova prática passa não só pela prática docente, mas também pela prática da gestão escolar que precisa ser mais atuante, provocando o debate na comunidade escolar para a construção de um Projeto Político Pedagógico – PPP, que realmente contemple a Educação de Jovens e Adultos. Esperamos colaborar com esse livro com os esforços em prol de uma nova educação realmente significativa. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.627 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação para Jovens e Adultos | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Projeto Político Pedagógico - PPP | pt_BR |
| Título: dc.title | As práticas pedagógicas docentes direcionadas a um currículo | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons