As práticas pedagógicas docentes direcionadas a um currículo

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Autor(es): dc.contributor.authorSilva Barros, Mariana-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros Gouvêa Miranda, Carolina-
Autor(es): dc.contributor.authorMachado Gouvêa, Carlos Alberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-05T17:05:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-05T17:05:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-20-
identificador: dc.identifier.otherAs práticas pedagógicas docentes direcionadas a um currículopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598857-
Resumo: dc.description.abstractA educação de jovens e adultos, em nosso país, ainda é uma grande indagação, visto que as estatísticas ainda são bem desanimadoras, levando em conta o tempo ao qual estamos vivendo esse processo. Esse fenômeno pode ser visto como o auge da cena das desigualdades sociais e econômicas vivenciadas em nosso país. A razão desse fenômeno está nas fragilidades de uma escola excludente diante da diversidade, e a negação velada do direito de aprender, independentemente de poder econômico, credo ou idade. A partir desse contexto, queremos colaborar para uma escola mais justa, partindo do estudo das dificuldades dos alunos do EJA. As práticas educacionais empregadas na Educação de Jovens e Adultos pelos professores que atendem este segmento de ensino necessitam mudar observando o princípio da adequação à realidade da diversidade cultural e particular dos jovens e adultos, no processo de ensino e aprendizagem. A educação se, por um lado, preconiza a necessidade de se formar sujeitos cada vez mais críticos e participativos, por outro, molda sua prática numa concepção mercantilista, utilitarista, conteudista e positivista. O diálogo que propomos nesse trabalho, foi criado à partir de uma pesquisa de mestrado em ciências da educação, que foi atualizada para uma linguagem mais entendível à maioria dos leitores, diz respeito à reflexão para um novo olhar em nossas práticas educativas. Devemos entender que a prática docente crítica, envolve o movimento dinâmico e dialético, entre o fazer e o pensar, pois a construção ou a produção do conhecimento do objeto implica o exercício da curiosidade. Essa nova prática passa não só pela prática docente, mas também pela prática da gestão escolar que precisa ser mais atuante, provocando o debate na comunidade escolar para a construção de um Projeto Político Pedagógico – PPP, que realmente contemple a Educação de Jovens e Adultos. Esperamos colaborar com esse livro com os esforços em prol de uma nova educação realmente significativa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.627pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação para Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProjeto Político Pedagógico - PPPpt_BR
Título: dc.titleAs práticas pedagógicas docentes direcionadas a um currículopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
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