Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Marques, Antonia Karinny do Nascimento | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-05T14:37:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-05T14:37:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-07 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, ANTÔNIA KARINNY DO NASCIMENTO MARQUES, DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598832 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem como objetivo analisar os impactos da política pública do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), articulando as trajetórias dessa política pública com a do subprojeto de ciências sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a repercussão nas trajetórias das formadoras do subprojeto. O campo de análise foi o PIBID no contexto das escolas Profissionalizante Lysia Pimentel e Escola de Tempo Integral Prefeito José Euclides Ferreira, localizadas no município de Sobral, e Elza Goersch na cidade de Forquilha, região norte do Ceará. O PIBID é um programa voltado à modalidade licenciatura, fazendo com que escolas de educação básica e universidade trabalhem juntas na formação inicial e continuada dos bolsistas em suas diferentes modalidades. A UVA participa do programa desde 2009, mas a pesquisa está situada entre os anos 2009/2018, com maior ênfase ao ano de 2018. Participaram da pesquisa três professoras supervisoras e a coordenadora de área, além de outros agentes. A metodologia usada foi a qualitativa e a coleta de dados foi feita por meio da observação, análise de documentos e essencialmente, entrevistas. O aporte teórico que me auxiliou no desenvolvimento da pesquisa apoia-se em conceitos, pensamentos e diálogos sobre trajetórias, habitus, saberes docentes e disposições para a docência a partir do estudo de alguns autores como Bourdieu (1986), Lahire (2012) e Tardif (2018). Os resultados mostram que as experiências resultantes da participação das supervisoras no PIBID por meio de modalidades de bolsas diferentes interferiram diretamente na escolha pela profissão docente; em se tratando da coordenadora, uma adequação de suas práticas nas aulas da licenciatura, a partir do contato com a escola de educação básica. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Trajetórias. Habitus docente. | pt_BR |
Título: dc.title | Impacto do Pibid nas trajetórias acadêmico-profissionais de formadoras do subprojeto de ciências sociais da UVA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons