Impacto do Pibid nas trajetórias acadêmico-profissionais de formadoras do subprojeto de ciências sociais da UVA

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acaraúpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMarques, Antonia Karinny do Nascimento-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-05T14:37:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-05T14:37:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-07-
identificador: dc.identifier.otherUNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, ANTÔNIA KARINNY DO NASCIMENTO MARQUES, DISSERTAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598832-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem como objetivo analisar os impactos da política pública do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), articulando as trajetórias dessa política pública com a do subprojeto de ciências sociais da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e a repercussão nas trajetórias das formadoras do subprojeto. O campo de análise foi o PIBID no contexto das escolas Profissionalizante Lysia Pimentel e Escola de Tempo Integral Prefeito José Euclides Ferreira, localizadas no município de Sobral, e Elza Goersch na cidade de Forquilha, região norte do Ceará. O PIBID é um programa voltado à modalidade licenciatura, fazendo com que escolas de educação básica e universidade trabalhem juntas na formação inicial e continuada dos bolsistas em suas diferentes modalidades. A UVA participa do programa desde 2009, mas a pesquisa está situada entre os anos 2009/2018, com maior ênfase ao ano de 2018. Participaram da pesquisa três professoras supervisoras e a coordenadora de área, além de outros agentes. A metodologia usada foi a qualitativa e a coleta de dados foi feita por meio da observação, análise de documentos e essencialmente, entrevistas. O aporte teórico que me auxiliou no desenvolvimento da pesquisa apoia-se em conceitos, pensamentos e diálogos sobre trajetórias, habitus, saberes docentes e disposições para a docência a partir do estudo de alguns autores como Bourdieu (1986), Lahire (2012) e Tardif (2018). Os resultados mostram que as experiências resultantes da participação das supervisoras no PIBID por meio de modalidades de bolsas diferentes interferiram diretamente na escolha pela profissão docente; em se tratando da coordenadora, uma adequação de suas práticas nas aulas da licenciatura, a partir do contato com a escola de educação básica.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectTrajetórias. Habitus docente.pt_BR
Título: dc.titleImpacto do Pibid nas trajetórias acadêmico-profissionais de formadoras do subprojeto de ciências sociais da UVApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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