
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma | 
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR | 
| Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Antônia Vanesca Ferro Lima De | - | 
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-05T13:52:15Z | - | 
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-05T13:52:15Z | - | 
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-17 | - | 
| identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, ANTONIA VANESCA FERRO LIMA DE SOUSA, Dissertação | pt_BR | 
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598828 | - | 
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo expor e discutir os aspectos de um experimento interdisciplinar entre Literatura e Sociologia. O tema nasceu de inquietações relativas à relevância da Literatura Brasileira, apontando questionamentos sobre como a Literatura Brasileira Modernista da primeira fase pode contribuir para ampliar a compreensão acerca do processo de formação nacional do Brasil apresentados nas obras dos ensaístas brasileiros Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. Portanto, a partir desta inquietação inicial, o presente trabalho pretende desenvolver uma proposta experimental entre Literatura e Sociologia a partir de um recorte de uma obra modernista e duas obras sociológicas com foco nos processos de formação nacional do Brasil, no campo empírico em que atuo, tendo como locus a escola de Ensino Médio Maria Marina Soares, no município de Guaraciaba do Norte, Ceará. As obras Casa-Grande & Senzala (1933) e Raízes do Brasil (1936) dialogam com a obra modernista Macunaíma (1928), de Mário de Andrade, ao longo do experimento quando são expostas as aproximações destas obras em um contexto histórico em que o país passava por diversas mudanças sociais, políticas e econômicas e, ao mesmo tempo, explorava a construção de um projeto nacionalista. A presente proposta de intervenção pedagógica encontra-se ancorada em metodologias de caráter qualitativo, através da utilização de autores e obras acadêmicas que se debruçaram sobre a temática, assim como a utilização de entrevista com a docente de Sociologia envolvida na pesquisa e análise dos dados quantitativos acerca do rendimento na disciplina de Sociologia antes e após o experimento interdisciplinar realizado a fim de perceber o alcance desta metodologia. Os resultados obtidos revelaram que ainda há um debate abstrato acerca da interdisciplinaridade no Brasil visto que ela é apresentada em documentos educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, como uma alternativa de aproximar as disciplinas, além de pairar também uma indefinição sobre a aplicação da interdisciplinaridade no âmbito escolar, bem como a falta de clareza sobre o alcance desta em sala de aula. Além disso, surgiram outros questionamentos motivadores de reflexões sobre a eficácia e os entraves enfrentados pelos docentes ao tentarem apresentar propostas metodológicas e dialógicas que envolvam as variadas áreas do conhecimento de modo a promover um melhor rendimento do ensino e da aprendizagem dos educandos. | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR | 
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * | 
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * | 
| Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade. Literatura. Sociologia. | pt_BR | 
| Título: dc.title | Sociologia e literatura em diálogo: uma experiência interdisciplinar na escola de ensino médio Maria Marina Soares em Guaraciaba do Norte - CE | pt_BR | 
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR | 
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR | 
| Aparece nas coleções: | Textos | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
        Licença Creative Commons