Sociologia e literatura em diálogo: uma experiência interdisciplinar na escola de ensino médio Maria Marina Soares em Guaraciaba do Norte - CE

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Vale do Acaraúpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Antônia Vanesca Ferro Lima De-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-05-05T13:52:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-05-05T13:52:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-17-
identificador: dc.identifier.otherUNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, ANTONIA VANESCA FERRO LIMA DE SOUSA, Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598828-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo expor e discutir os aspectos de um experimento interdisciplinar entre Literatura e Sociologia. O tema nasceu de inquietações relativas à relevância da Literatura Brasileira, apontando questionamentos sobre como a Literatura Brasileira Modernista da primeira fase pode contribuir para ampliar a compreensão acerca do processo de formação nacional do Brasil apresentados nas obras dos ensaístas brasileiros Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. Portanto, a partir desta inquietação inicial, o presente trabalho pretende desenvolver uma proposta experimental entre Literatura e Sociologia a partir de um recorte de uma obra modernista e duas obras sociológicas com foco nos processos de formação nacional do Brasil, no campo empírico em que atuo, tendo como locus a escola de Ensino Médio Maria Marina Soares, no município de Guaraciaba do Norte, Ceará. As obras Casa-Grande & Senzala (1933) e Raízes do Brasil (1936) dialogam com a obra modernista Macunaíma (1928), de Mário de Andrade, ao longo do experimento quando são expostas as aproximações destas obras em um contexto histórico em que o país passava por diversas mudanças sociais, políticas e econômicas e, ao mesmo tempo, explorava a construção de um projeto nacionalista. A presente proposta de intervenção pedagógica encontra-se ancorada em metodologias de caráter qualitativo, através da utilização de autores e obras acadêmicas que se debruçaram sobre a temática, assim como a utilização de entrevista com a docente de Sociologia envolvida na pesquisa e análise dos dados quantitativos acerca do rendimento na disciplina de Sociologia antes e após o experimento interdisciplinar realizado a fim de perceber o alcance desta metodologia. Os resultados obtidos revelaram que ainda há um debate abstrato acerca da interdisciplinaridade no Brasil visto que ela é apresentada em documentos educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, como uma alternativa de aproximar as disciplinas, além de pairar também uma indefinição sobre a aplicação da interdisciplinaridade no âmbito escolar, bem como a falta de clareza sobre o alcance desta em sala de aula. Além disso, surgiram outros questionamentos motivadores de reflexões sobre a eficácia e os entraves enfrentados pelos docentes ao tentarem apresentar propostas metodológicas e dialógicas que envolvam as variadas áreas do conhecimento de modo a promover um melhor rendimento do ensino e da aprendizagem dos educandos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridade. Literatura. Sociologia.pt_BR
Título: dc.titleSociologia e literatura em diálogo: uma experiência interdisciplinar na escola de ensino médio Maria Marina Soares em Guaraciaba do Norte - CEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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