Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Antônia Vanesca Ferro Lima De | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-05T13:52:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-05T13:52:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, ANTONIA VANESCA FERRO LIMA DE SOUSA, Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598828 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo expor e discutir os aspectos de um experimento interdisciplinar entre Literatura e Sociologia. O tema nasceu de inquietações relativas à relevância da Literatura Brasileira, apontando questionamentos sobre como a Literatura Brasileira Modernista da primeira fase pode contribuir para ampliar a compreensão acerca do processo de formação nacional do Brasil apresentados nas obras dos ensaístas brasileiros Gilberto Freyre e Sérgio Buarque de Holanda. Portanto, a partir desta inquietação inicial, o presente trabalho pretende desenvolver uma proposta experimental entre Literatura e Sociologia a partir de um recorte de uma obra modernista e duas obras sociológicas com foco nos processos de formação nacional do Brasil, no campo empírico em que atuo, tendo como locus a escola de Ensino Médio Maria Marina Soares, no município de Guaraciaba do Norte, Ceará. As obras Casa-Grande & Senzala (1933) e Raízes do Brasil (1936) dialogam com a obra modernista Macunaíma (1928), de Mário de Andrade, ao longo do experimento quando são expostas as aproximações destas obras em um contexto histórico em que o país passava por diversas mudanças sociais, políticas e econômicas e, ao mesmo tempo, explorava a construção de um projeto nacionalista. A presente proposta de intervenção pedagógica encontra-se ancorada em metodologias de caráter qualitativo, através da utilização de autores e obras acadêmicas que se debruçaram sobre a temática, assim como a utilização de entrevista com a docente de Sociologia envolvida na pesquisa e análise dos dados quantitativos acerca do rendimento na disciplina de Sociologia antes e após o experimento interdisciplinar realizado a fim de perceber o alcance desta metodologia. Os resultados obtidos revelaram que ainda há um debate abstrato acerca da interdisciplinaridade no Brasil visto que ela é apresentada em documentos educacionais, como a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, como uma alternativa de aproximar as disciplinas, além de pairar também uma indefinição sobre a aplicação da interdisciplinaridade no âmbito escolar, bem como a falta de clareza sobre o alcance desta em sala de aula. Além disso, surgiram outros questionamentos motivadores de reflexões sobre a eficácia e os entraves enfrentados pelos docentes ao tentarem apresentar propostas metodológicas e dialógicas que envolvam as variadas áreas do conhecimento de modo a promover um melhor rendimento do ensino e da aprendizagem dos educandos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade. Literatura. Sociologia. | pt_BR |
Título: dc.title | Sociologia e literatura em diálogo: uma experiência interdisciplinar na escola de ensino médio Maria Marina Soares em Guaraciaba do Norte - CE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons