Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Vale do Acaraú | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Almeida, Franciane Cardoso | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-05-05T12:54:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-05-05T12:54:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ, FRANCIANE CARDOSO ALMEIDA, DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598822 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objeto da pesquisa são três professores que ministram aulas de Sociologia na escola Centro de Ensino Maria Luiza Novaes Viana em Buriti (MA), mas não possuem formação na área. O objetivo geral da investigação foi analisar como transcorre a ação docente e como os saberes provenientes de sua formação e história pessoal e profissional são mobilizados no ensino da disciplina na condição apresentada para compreender a relação entre formação (inicial e contínua) e a prática docente e como as disposições para a ação e os saberes docentes são mobilizados no contexto do trabalho em sala de aula a partir da análise das ações pedagógicas da prática cotidiana, no que diz respeito ao planejamento, abordagem do conteúdo, avaliação e metodologias de ensino. Os objetivos específicos foram apreender o perfil do professor de Sociologia no estado do Maranhão e suas condições gerais de trabalho; apresentar o campo de pesquisa e o perfil dos professores pesquisados e analisar a prática desses sujeitos em vista da ausência de formação na área. As estratégias de pesquisa utilizadas foram embasadas na pesquisa qualitativa combinada com o levantamento estatístico sobre a adequação, formação e atuação dos docentes que ministram aulas de Sociologia na rede estadual do Maranhão. Dessa forma, são apresentadas informações quantitativas relativas ao Censo Escolar de 2017 sobre a área de formação dos professores que ministram aulas da disciplina nas escolas da rede estadual, fornecidos pela Superintendência de Informação e Avaliação do Desempenho, da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC- MA) e dados mais gerais sobre essa condição no País, a partir de informações coletadas do Censo Escolar fornecido pelo INEP. As técnicas de pesquisa características da pesquisa qualitativa sustentaram a investigação a partir da observação participante do conjunto de ações exercidas pelo professor e entrevista individual para obter informações referentes à trajetória de vida dos professores no que diz respeito aos aspectos pessoal, acadêmico e profissional para identificar as disposições construídas, além da pesquisa documental sobre a carreira, condições de trabalho docente, política de formação continuada e o currículo de Sociologia no estado do Maranhão. O aporte teórico utilizado para a análise dos achados da pesquisa foi o conceito de habitus enquanto uma disposição em Bourdieu (1983), de disposições sociais na concepção de Lahire (2004) e saberes docentes de acordo com Tardif (2014), além das contribuições de Nóvoa (2009) ao tratar da formação de professores e as disposições que devem desenvolver na contemporaneidade e Massi; Lima Júnior e Barolli (2018) sobre as disposições que contribuem para a prática e o desenvolvimento profissional do docente. Essa última abordagem teórica se apoia em Lahire (2004) para elaborar os “Retratos da Docência”. Com a pesquisa, evidenciou-se que os professores sem formação na área recorrem ao que tem de disposições para agir na situação demandada, a aula de Sociologia, que as articulações em sala de aula remetem às disposições e aos saberes do docente. Os saberes específicos da área de formação, no caso de todos os pesquisados, a Geografia, são mobilizados na explicação do conteúdo de Sociologia quando é possível fazer essa relação. O professor que tem mais afinidade com a disciplina e procura aprofundar os seus conhecimentos na área desenvolve uma aula mais dinâmica e faz apropriação de conceitos sociológicos. O livro didático é o principal recurso da aula e os docentes tem dificuldade para “fugir” dele. Durante a explicação do conteúdo, há a prevalência de abordagem por temas faltando mediação entre a teoria sociológica e tema abordado. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Formação do professor de Sociologia. Disposições. Saberes docentes. | pt_BR |
Título: dc.title | Entre o que é lecionado e como é lecionado: As disposições para a ação e os saberes docentes de professores de sociologia não formados na área na Escola Centro de Ensino Maria Luiza Novaes Viana em Buriti - MA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons