Sobre os conhecimentos geométricos incorporados na construção e no uso do instrumento jacente no plano de Pedro Nunes (1502-1578) na formação do professor de matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorOLIVEIRA, FRANCISCO WAGNER SOARES-
Autor(es): dc.contributor.authorPEREIRA, ANA CAROLINA COSTA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-23T02:08:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-23T02:08:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-04-
identificador: dc.identifier.otherSobre os conhecimentos geométricos incorporados na construção e no uso do instrumento jacente no plano de Pedro Nunes (1502-1578) na formação do professor de matemáticapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598457-
Resumo: dc.description.abstractSeguindo na direção de pesquisas que procuram explorar instrumentos matemáticos dos séculos XVI e XVII, como forma de apresentar elementos que venham favorecer o ensino de matemática, dando destaque em particular ao ensino e aprendizagem de conhecimentos geométricos e à formação inicial de professores, trabalhou-se com o instrumento jacente no plano. Ele foi concebido por Pedro Nunes (1502-1578) e tem sua primeira descrição nas Petri Nonii Salaciensis Opera (1566). Como forma de explorar o conhecimento incorporado nele, estudou-se sua construção e uso, com base na proposta de construção de interface entre história e ensino da matemática, na qual se deve considerar tanto questões de ordem didática como também histórica. À luz dessa postura de pesquisa, teve-se como objetivo conhecer o potencial didático do instrumento jacente no plano para o ensino de conhecimentos geométricos na formação inicial de professores.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent11,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeebook/PDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectInstrumento jacente no planopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConhecimentos geométricospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterface entre história e ensino da matemáticapt_BR
Título: dc.titleSobre os conhecimentos geométricos incorporados na construção e no uso do instrumento jacente no plano de Pedro Nunes (1502-1578) na formação do professor de matemáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons