CINEMONTANHA: CINECLUBE CIENTÍFICO ESCOLAR PARA DEBATER TEMAS DE CIÊNCIA, SAÚDE E AMBIENTE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorROCHA, Ludmila Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorTERRA, Vilma Reis-
Autor(es): dc.contributor.authorLEITE, Sidnei Quezada-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-15T02:31:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-15T02:31:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-13-
identificador: dc.identifier.otherPRODUTO EDUCACIONAL_GD CIÊNCIAS Nº 61_EDUCIMATpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598254-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático de Ciências é um produto educacional resultante de um estudo científico desenvolvido no ano de 2017, durante a realização do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo. Este estudo abordou uma intervenção na forma de projeto escolar, envolvendo os aspectos metodológicos e a perspectiva da educação CTS/CTSA no desenvolvimento de um cineclube para discutir temas sociocientíficos interdisciplinares em uma escola técnica da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica Estado do Espírito Santo, localizada na cidade de Montanha, no Estado do Espírito Santo. O planejamento do cineclube, denominado CineMontanha, teve base em Caparrós-Lera e Rosa, contendo cinco etapas: Constituição do grupo de trabalho e escolhas dos temas sociocientíficos; Oficinas formativas para a equipe de trabalho com a escolha dos filmes cinematográficos articulados aos temas sociocientíficos; Desenvolvimento do cineclube científico; Reuniões com rodas de conversas com a equipe de trabalho para debater as prática desenvolvidas; e Reunião final para produzir um relatório geral do projeto de extensão. Tratou-se de uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos dados foram produzidos a partir de observações, rodas de conversas, questionários, entrevistas de grupo focal e fotografias dos momentos do projeto de extensão. Os dados coletados foram analisados tendo em vista a pedagogia da Autonomia de Freire; as questões sociocientíficas com enfoque CTS/CTSA de Reis e Galvão (2008), Sadler (2011), Latour e Woulgar (1997), Aikenhead (2009), Santos e Auler (2011); e a alfabetização científica com base em Carvalho (2013), Sasseron (2015) e Chassot (2008). 9 O planejamento da investigação culminou na elaboração desse Guia Didático de Ciências para servir para futuras intervenções pedagógicas, apresentando um resumo das práticas e resultados obtidos durante a realização do projeto. Essa investigação buscou compreender a inserção de práticas pedagógicas interdisciplinares e transdisciplinares articuladas ao movimento CTS/CTSA no contexto da educação profissional de nível médio, como atividades complementares à formação regular.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.55 BMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectPEDAGOGIA DA AUTONOMIA. QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS. CINECLUBE CIENTÍFICO. INTERDISCIPLINARIDADE. TRANSDISCIPLINARIDADE. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.pt_BR
Título: dc.titleCINEMONTANHA: CINECLUBE CIENTÍFICO ESCOLAR PARA DEBATER TEMAS DE CIÊNCIA, SAÚDE E AMBIENTEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePROGRAMA DE P´SO-GRADUAÇAO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICApt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons