Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | ROCHA, Ludmila Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | TERRA, Vilma Reis | - |
Autor(es): dc.contributor.author | LEITE, Sidnei Quezada | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-15T02:31:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-15T02:31:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-13 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL_GD CIÊNCIAS Nº 61_EDUCIMAT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598254 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático de Ciências é um produto educacional resultante de um estudo científico desenvolvido no ano de 2017, durante a realização do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo. Este estudo abordou uma intervenção na forma de projeto escolar, envolvendo os aspectos metodológicos e a perspectiva da educação CTS/CTSA no desenvolvimento de um cineclube para discutir temas sociocientíficos interdisciplinares em uma escola técnica da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica Estado do Espírito Santo, localizada na cidade de Montanha, no Estado do Espírito Santo. O planejamento do cineclube, denominado CineMontanha, teve base em Caparrós-Lera e Rosa, contendo cinco etapas: Constituição do grupo de trabalho e escolhas dos temas sociocientíficos; Oficinas formativas para a equipe de trabalho com a escolha dos filmes cinematográficos articulados aos temas sociocientíficos; Desenvolvimento do cineclube científico; Reuniões com rodas de conversas com a equipe de trabalho para debater as prática desenvolvidas; e Reunião final para produzir um relatório geral do projeto de extensão. Tratou-se de uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos dados foram produzidos a partir de observações, rodas de conversas, questionários, entrevistas de grupo focal e fotografias dos momentos do projeto de extensão. Os dados coletados foram analisados tendo em vista a pedagogia da Autonomia de Freire; as questões sociocientíficas com enfoque CTS/CTSA de Reis e Galvão (2008), Sadler (2011), Latour e Woulgar (1997), Aikenhead (2009), Santos e Auler (2011); e a alfabetização científica com base em Carvalho (2013), Sasseron (2015) e Chassot (2008). 9 O planejamento da investigação culminou na elaboração desse Guia Didático de Ciências para servir para futuras intervenções pedagógicas, apresentando um resumo das práticas e resultados obtidos durante a realização do projeto. Essa investigação buscou compreender a inserção de práticas pedagógicas interdisciplinares e transdisciplinares articuladas ao movimento CTS/CTSA no contexto da educação profissional de nível médio, como atividades complementares à formação regular. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.55 BM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | PEDAGOGIA DA AUTONOMIA. QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS. CINECLUBE CIENTÍFICO. INTERDISCIPLINARIDADE. TRANSDISCIPLINARIDADE. ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. | pt_BR |
Título: dc.title | CINEMONTANHA: CINECLUBE CIENTÍFICO ESCOLAR PARA DEBATER TEMAS DE CIÊNCIA, SAÚDE E AMBIENTE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE P´SO-GRADUAÇAO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons