
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | NASCIMENTO, Aryana Costa | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-14T15:22:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-14T15:22:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| identificador: dc.identifier.other | A TRAJETÓRIA DA PROFESSORA ROSA BARRETO DIAS: POSSIBILIDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNERO E RAÇA A PARTIR DA HISTÓRIA LOCAL DE MORRO DO CHAPÉU-BA | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598199 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O uso de trajetórias de mulheres negras na história tem sido uma alternativa na construção de um ensino de História que visa combater as práticas racistas e sexistas em nossa sociedade. Tais narrativas utilizadas nas aulas de História projetam um ensino crítico pautado no reconhecimento da diversidade de sujeitos e saberes. Por isso, o objetivo geral desta pesquisa é recuperar e registrar a história da professora Rosa Barreto Dias, visando à disseminação da história de mulheres negras e sua inclusão no currículo da Escola Municipalizada Coronel Dias Coelho, em Morro do Chapéu, Bahia. A metodologia consiste no uso da história oral como importante ferramenta metodológica, assim como também no estudo da história local. O produto final deste estudo é a elaboração de uma Sequência Didática a ser aplicada em turmas de 9º ano, de modo a contribuir para a afirmação da identidade racial e de gênero de alunos(as) da Escola Municipalizada Coronel Dias Coelho. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; História Local; Gênero; Raça; Identidades. | pt_BR |
| Título: dc.title | A TRAJETÓRIA DA PROFESSORA ROSA BARRETO DIAS: POSSIBILIDADES NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GÊNERO E RAÇA A PARTIR DA HISTÓRIA LOCAL DE MORRO DO CHAPÉU-BA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| ARYANA COSTA NASCIMENTO - PROFHISTÓRIA UNEB.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598199/2/ARYANA COSTA NASCIMENTO - PROFHISTÓRIA UNEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons