EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA: A pedagogia Histórico-Crítica e a Proposição Crítico-Superadora em uma aplicação prática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorColégio Pedro IIpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoura, Iuri Leal-
Autor(es): dc.contributor.authorLima, Rogerio Mendes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-08T15:33:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-08T15:33:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-23-
identificador: dc.identifier.otherIuri_Leal_Moura_prod.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598074-
Resumo: dc.description.abstractDo termo adestramento físico à sua integração a proposta pedagógica da escola, a Educação Física passou por momentos históricos que buscaram a ampliação da visão físico-técnica da disciplina para uma visão do ser humano como um ser holístico. Assim, a partir do final dos anos 1970, e início da década de 1980, com o aumento na produção de pesquisas e estudos, surgem as Proposições Renovadoras. Contudo, dado o histórico de dominação burguesa e a dificuldade de aplicação prática dos conhecimentos produzidos, as Proposições Renovadoras são aplicadas em um mix de teorias que muitas das vezes não contribuem para que os alunos compreendam a realidade social. Assim, procuramos criar um método de ensino que proporcionasse a aplicação prática dos conceitos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Proposição Crítico-Superadora para contribuir com as aulas voltadas para o desenvolvimento da reflexão crítica. Apresentamos as categorias de ensino como sendo O trabalho, a linguagem e o poder. Como critérios para seleção dos conteúdos elegemos a relevância social e a harmonização às características dos alunos. Diferenciamos o que são os conteúdos próprios da Educação Física dos compartilhados e dos transversais. A aplicação desses conceitos nas aulas se dá através do método preconizado pela Pedagogia Histórico-Crítica. Por fim, apresentamos exemplos dessa aplicação nos conteúdos Esporte e Dança.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2041pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProposições Renovadoraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia Histórico-Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCrítico-Superadorapt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA: A pedagogia Histórico-Crítica e a Proposição Crítico-Superadora em uma aplicação práticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Práticas de Educação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons