Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moura, Iuri Leal | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Lima, Rogerio Mendes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-08T15:33:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-08T15:33:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Iuri_Leal_Moura_prod.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598074 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Do termo adestramento físico à sua integração a proposta pedagógica da escola, a Educação Física passou por momentos históricos que buscaram a ampliação da visão físico-técnica da disciplina para uma visão do ser humano como um ser holístico. Assim, a partir do final dos anos 1970, e início da década de 1980, com o aumento na produção de pesquisas e estudos, surgem as Proposições Renovadoras. Contudo, dado o histórico de dominação burguesa e a dificuldade de aplicação prática dos conhecimentos produzidos, as Proposições Renovadoras são aplicadas em um mix de teorias que muitas das vezes não contribuem para que os alunos compreendam a realidade social. Assim, procuramos criar um método de ensino que proporcionasse a aplicação prática dos conceitos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Proposição Crítico-Superadora para contribuir com as aulas voltadas para o desenvolvimento da reflexão crítica. Apresentamos as categorias de ensino como sendo O trabalho, a linguagem e o poder. Como critérios para seleção dos conteúdos elegemos a relevância social e a harmonização às características dos alunos. Diferenciamos o que são os conteúdos próprios da Educação Física dos compartilhados e dos transversais. A aplicação desses conceitos nas aulas se dá através do método preconizado pela Pedagogia Histórico-Crítica. Por fim, apresentamos exemplos dessa aplicação nos conteúdos Esporte e Dança. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2041 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Física Escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Proposições Renovadoras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia Histórico-Crítica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Crítico-Superadora | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO FÍSICA CRÍTICA: A pedagogia Histórico-Crítica e a Proposição Crítico-Superadora em uma aplicação prática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Iuri_Leal_Moura_prod.pdf | 2,04 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598074/2/Iuri_Leal_Moura_prod.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons