Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Colégio Pedro II | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado, Camila Oliveira Louro | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Maciel, Alda Maria Coimbra Aguilar | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-09T15:03:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-09T15:03:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Camila_Oliveira_Louro_Machado_prod.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/598065 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente produto educacional é resultante da pesquisa de mestrado intitulada “O desenho nos anos iniciais do Ensino Fundamental: Uma proposta metodológica de análise” construída no Programa de Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica do Colégio Pedro II. A partir da consolidação dos conhecimentos construídos na pesquisa sobre o uso e análise de desenhos na prática do professor que atua no primeiro segmento do Ensino Fundamental, foi desenvolvido um minicurso denominado “O desenho infantil: possibilidades de análises e práticas docentes”, que originou o produto educacional apresentado. A construção deste material tem como objetivo contribuir e ampliar a formação do professor sobre o desenho infantil e propor caminhos para o seu trabalho com desenhos na sala de aula, utilizando como referencial teórico na elaboração dos instrumentos de análise de desenho a Gramática do Design Visual de Kress e van Leeuwen (2006). A organização das estratégias e conteúdos do curso no presente material possibilita a sua aplicação por novos professores e assim promover a expansão da formação dos professores que atuam no primeiro segmento do Ensino Fundamental sobre as possibilidades do uso do desenho em sua prática escolar. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3551 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Desenho Infantil | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Formação do Professor | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica Social | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Gramática do Design Visual | pt_BR |
Título: dc.title | Minicurso: o desenho infantil: possibilidades de análises e práticas docentes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Camila_Oliveira_Louro_Machado_prod.pdf | 3,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/598065/2/Camila_Oliveira_Louro_Machado_prod.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons