Caderno de questões para avaliação de química- caderno C- Química Analítica Fundamental

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSá, Eloi Caçador Ferreira-
Autor(es): dc.contributor.authorSaquetto, Diemerson-
Autor(es): dc.contributor.authorFilomeno, Claudinei Andrade-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-05T19:58:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-05T19:58:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-15-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597997-
Resumo: dc.description.abstractMesmo após a conclusão da educação básica a população brasileira apresenta desempenho baixo no que diz respeito ao letramento científico para a execução de tarefas domésticas básicas (IBLC, 2014). Esta realidade se dá por um histórico de escolhas ruins no que diz respeito às políticas públicas educacionais no âmbito do ensino de ciências - em nosso caso, precisamente no ensino de química. Esse fato corrobora com a pouca preocupação em avaliar o processo educacional por métodos que permitam o acompanhamento e o desenvolvimento de habilidades de competências necessárias para formalizar o letramento científico da população. No presente trabalho, discutimos os rumos das publicações sobre ensino de química em duas plataformas por meio de uma Análise Textual Discursiva (ATD) via software Iramuteq. Esta análise permitiu a observação da intencionalidade das publicações no que diz respeito à avaliação, identificada como parte final do processo educacional e não como atividade inerente à observação do desenvolvimento de habilidade e competências (Luckesi, 2011 e 2014). Zabala e Arnau (2010) inferem que uma avaliação capaz de colaborar para esse desenvolvimento exige do profissional em sala de aula ferramentas que o permitam identificar de maneira prática e lógica as possibilidades de instrumentalizar o aluno. O processo de instrumentalização do sujeito passa pela significação de arquétipos intelectuais de assimilação, equilibração e acomodação segundo Piaget (1958 e 1971) em sua epistemologia genética. Assim sendo, construir uma ferramenta avaliativa psicometrizada que respeitasse o desenvolvimento intelectual do indivíduo passaria pela construção gradativa dos momentos do desenvolvimento intelectual proposto por Piaget. Para auxiliar a a confecção dessa avaliação os autores recorreram à taxonomia de Bloom (FERRAZ e BELHOT, 2010) para elencar o grau de dificuldade cognitiva dos itens de avaliação. Por fim o produto construído foi validado e aplicado junto à turmas concluintes da educação básica apontando para um resultado sólido e perspectiva de adequação do método à diversos cenários.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1381 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectensino de quimicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectpsicometriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectavaliaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCompetências e habilidadespt_BR
Título: dc.titleCaderno de questões para avaliação de química- caderno C- Química Analítica Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Químicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologia de pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


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