UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE INEQUAÇÕES QUADRÁTICAS À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD

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Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBRANCO, MAURICIO NEVES-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-07T14:18:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-07T14:18:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-20-
identificador: dc.identifier.otherMAURÍCIO NEVES BRANCOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597992-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa é resultante do curso de Pós-Graduação em Ensino de Matemática e trata do ensino de inequações quadráticas e por meio dela obtiveram-se resultados e reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem desse objeto matemático. Este trabalho teve por objetivo desenvolver uma sequência didática que sensibilizasse o sistema cognitivo de estudantes para assimilação do conceito de inequação quadrática, sobretudo avaliar os efeitos dessa aplicação, procurando investigar quais conhecimentos os estudantes utilizam na busca por soluções em situações matemática que envolve inequações quadráticas. Nesse sentido, buscou-se responder a questão de pesquisa: a sequência didática desenvolvida sensibilizará o sistema cognitivo dos estudantes de modo a favorecer a assimilação do conceito de inequações quadráticas? Essa investigação, cuja abordagem é de cunho quali-quantitativo, foi embasada à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990) que aborda a aquisição de conceitos através de situações. Utilizamos o estudo de Vygotsky, que afirma que aprendizagem e o desenvolvimento se dão por meio da interação social, como recurso metodológico para justificar a estratégia escolhida na formação das equipes de trabalho. A sequência didática é composta por um teste de verificação de aprendizagem (pré-teste e pós-teste) e quatro atividades de ensino, onde duas delas foram baseadas no ensino por atividade, segundo os estudos de Sá (2009). A aplicação dessa sequência ocorreu em cinco encontros, no segundo semestre de 2019, e foi executada numa turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Belém-PA. A produção de informações deu-se por meio dos protocolos respondidos pelos estudantes. A análise quantitativa ocorreu por meio da comparação percentual dos resultados e a qualitativa, por meio da avaliação do desempenho do estudante em seu trabalho matemático, de acordo com os objetivos dessa pesquisa. Os resultados mostram que embora não consolidados, os estudantes tratam satisfatoriamente as informações que retém, revelando seus invariantes operatórios. Conclui-se, portanto, que a sequência didática desenvolvida é potencialmente favorável e recomendada para uso no processo de ensino das inequações quadráticas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4217pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInequações quadráticaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeoria dos campos conceituaispt_BR
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE INEQUAÇÕES QUADRÁTICAS À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUDpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação do Mestrado Profissionalpt_BR
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