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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BRANCO, MAURICIO NEVES | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-07T14:18:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-07T14:18:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-20 | - |
identificador: dc.identifier.other | MAURÍCIO NEVES BRANCO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597992 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa é resultante do curso de Pós-Graduação em Ensino de Matemática e trata do ensino de inequações quadráticas e por meio dela obtiveram-se resultados e reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem desse objeto matemático. Este trabalho teve por objetivo desenvolver uma sequência didática que sensibilizasse o sistema cognitivo de estudantes para assimilação do conceito de inequação quadrática, sobretudo avaliar os efeitos dessa aplicação, procurando investigar quais conhecimentos os estudantes utilizam na busca por soluções em situações matemática que envolve inequações quadráticas. Nesse sentido, buscou-se responder a questão de pesquisa: a sequência didática desenvolvida sensibilizará o sistema cognitivo dos estudantes de modo a favorecer a assimilação do conceito de inequações quadráticas? Essa investigação, cuja abordagem é de cunho quali-quantitativo, foi embasada à luz da Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud (1990) que aborda a aquisição de conceitos através de situações. Utilizamos o estudo de Vygotsky, que afirma que aprendizagem e o desenvolvimento se dão por meio da interação social, como recurso metodológico para justificar a estratégia escolhida na formação das equipes de trabalho. A sequência didática é composta por um teste de verificação de aprendizagem (pré-teste e pós-teste) e quatro atividades de ensino, onde duas delas foram baseadas no ensino por atividade, segundo os estudos de Sá (2009). A aplicação dessa sequência ocorreu em cinco encontros, no segundo semestre de 2019, e foi executada numa turma do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública localizada no município de Belém-PA. A produção de informações deu-se por meio dos protocolos respondidos pelos estudantes. A análise quantitativa ocorreu por meio da comparação percentual dos resultados e a qualitativa, por meio da avaliação do desempenho do estudante em seu trabalho matemático, de acordo com os objetivos dessa pesquisa. Os resultados mostram que embora não consolidados, os estudantes tratam satisfatoriamente as informações que retém, revelando seus invariantes operatórios. Conclui-se, portanto, que a sequência didática desenvolvida é potencialmente favorável e recomendada para uso no processo de ensino das inequações quadráticas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4217 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inequações quadráticas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria dos campos conceituais | pt_BR |
Título: dc.title | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE INEQUAÇÕES QUADRÁTICAS À LUZ DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS DE VERGNAUD | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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MAURICIO NEVES BRANCO - Dissertação.pdf | 4.22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597992/1/MAURICIO NEVES BRANCO - Dissertação.pdfDownload |
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