Pedro e o poder da inclusão: Tornando o universo científico mais próximo das crianças autistas

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Romullo Ronne Pereira-
Autor(es): dc.contributor.authorSaquetto, Diemerson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-04-05T19:31:18Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-04-05T19:31:18Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-15-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597973-
Resumo: dc.description.abstractA atual legislação educacional brasileira, em uma perspectiva universalizante, regulamenta que os alunos com algum tipo de deficiência sejam instruídos, preferencialmente, na Educação Básica em escolas regulares, a saber, com uma perspectiva inclusiva, juntamente com os demais estudantes. As escolas, no entanto, possuem esse aspecto inclusivo muitas vezes sem possuir a adequada formação de professores que tirem do papel o conteúdo curricular e o transforme em prática pedagógica, vislumbramos muitas vezes o fracasso escolar que agudiza as fragilidades do sujeito, ao invés de lhes incluir com o devido suporte didático pedagógico em práticas de eficiência e eficácia regular para os aspectos cognitivo, afetivo e atitudinal de seus estudantes. Essa pesquisa objetivou colaborar para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em suas dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino de Ciências, em especial, com foco na área de Química. Os sujeitos dessa pesquisa são alunos de escolas de Ensino Fundamental da rede pública estadual do Espírito Santo. O objetivo geral, por intermédio de bases teóricas construtivistas, foi analisar os modelos de aprendizagem dos alunos com TEA voltados a área de Ciências, compreendendo suas potencialidades e construindo um produto educacional que lhes atribua por intermédio de uma aprendizagem significativa, habilidades para um aprender mais sólido, e que permita a passagem de um aprendizado concreto-empírico para um aprendizado formal-lógico e simbólico. Mais precisamente foi realizado, nesse trabalho, pelos modelos diagnósticos e compreensivos do autismo que as narrativas heroicas (produto educacional ensejado) alcançaram um aprendizado mais significativo e útil ao cotidiano dos sujeitos. A metodologia proposta objetivou aplicação de um questionário diagnóstico e realizar análises do modelo de aprendizagem e das melhores estratégias didático pedagógicas para o ensino de ciências com alunos com TEA, e partir dos resultados construir um e-book com narrativas heroicas que auxiliem e potencializem o aprendizado, voltado à verdadeira inclusão. O uso de narrativas heroicas e de uma aprendizagem significativa potencializaram o aprendizado dos alunos com TEA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1940 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecttranstorno do espectro autistapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectaprendizagem significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de ciênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectnarrativas heróicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectcontrutivismopt_BR
Título: dc.titlePedro e o poder da inclusão: Tornando o universo científico mais próximo das crianças autistaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Químicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologia de pesquisapt_BR
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