Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Romullo Ronne Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Saquetto, Diemerson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-04-05T19:31:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-04-05T19:31:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597973 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A atual legislação educacional brasileira, em uma perspectiva universalizante, regulamenta que os alunos com algum tipo de deficiência sejam instruídos, preferencialmente, na Educação Básica em escolas regulares, a saber, com uma perspectiva inclusiva, juntamente com os demais estudantes. As escolas, no entanto, possuem esse aspecto inclusivo muitas vezes sem possuir a adequada formação de professores que tirem do papel o conteúdo curricular e o transforme em prática pedagógica, vislumbramos muitas vezes o fracasso escolar que agudiza as fragilidades do sujeito, ao invés de lhes incluir com o devido suporte didático pedagógico em práticas de eficiência e eficácia regular para os aspectos cognitivo, afetivo e atitudinal de seus estudantes. Essa pesquisa objetivou colaborar para a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em suas dificuldades de aprendizagem relacionadas ao Ensino de Ciências, em especial, com foco na área de Química. Os sujeitos dessa pesquisa são alunos de escolas de Ensino Fundamental da rede pública estadual do Espírito Santo. O objetivo geral, por intermédio de bases teóricas construtivistas, foi analisar os modelos de aprendizagem dos alunos com TEA voltados a área de Ciências, compreendendo suas potencialidades e construindo um produto educacional que lhes atribua por intermédio de uma aprendizagem significativa, habilidades para um aprender mais sólido, e que permita a passagem de um aprendizado concreto-empírico para um aprendizado formal-lógico e simbólico. Mais precisamente foi realizado, nesse trabalho, pelos modelos diagnósticos e compreensivos do autismo que as narrativas heroicas (produto educacional ensejado) alcançaram um aprendizado mais significativo e útil ao cotidiano dos sujeitos. A metodologia proposta objetivou aplicação de um questionário diagnóstico e realizar análises do modelo de aprendizagem e das melhores estratégias didático pedagógicas para o ensino de ciências com alunos com TEA, e partir dos resultados construir um e-book com narrativas heroicas que auxiliem e potencializem o aprendizado, voltado à verdadeira inclusão. O uso de narrativas heroicas e de uma aprendizagem significativa potencializaram o aprendizado dos alunos com TEA. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1940 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | transtorno do espectro autista | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | aprendizagem significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de ciências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | narrativas heróicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | contrutivismo | pt_BR |
Título: dc.title | Pedro e o poder da inclusão: Tornando o universo científico mais próximo das crianças autistas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Metodologia de pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons