ABORDAGEM DA TEMÁTICA DE SANEAMENTO BÁSICO URBANO NO ENSINO DE QUÍMICA

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCorona, Fernanda Faria-
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Sidnei Quezada Meireles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-31T20:11:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-31T20:11:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-15-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597856-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho teve por objetivo propor estratégias didático-pedagógicas para estudar o desenvolvimento de um projeto escolar, em que se articula uma temática da realidade cotidiana dos educandos e o ensino de química numa perspectiva interdisciplinar com ciências naturais e Matemática, por meio da problematização do saneamento básico urbano, com enfoque de Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTS/CTSA) e buscando aproximações com a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, no contexto do ensino médio regular. O projeto escolar denominado ―SANEA-SERRA‖ foi desenvolvido no segundo semestre de 2019, com a participação voluntária de 26 estudantes, com idade entre 16 e 19 anos, do Ensino Médio de uma escola pública localizada no município de Serra, Espírito Santo. A proposta foi baseada na abordagem temática freiriana e na aprendizagem baseada em projetos de Bender (2014) e Hernandez e Ventura (1998), na qual foram desenvolvidas atividades pedagógicas organizadas em grupos de trabalho, com base em respectivas temáticas – tratamento de água, tratamento de efluente, tratamento de resíduos, doenças ocasionadas pela falta do saneamento básico e cálculos sobre o consumo de água na escola. Tratou-se de uma investigação qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos dados foram produzidos a partir de observações, fotografias, rodas de conversas, questionários e anotações feitas pelos alunos nos diários de bordo. Realizou-se uma análise didático-metodológica do desenvolvimento do projeto escolar, buscando identificar confluências de duas perspectivas de ensino, isto é, aprendizagem baseada em projetos e a educação CTS/CTSA. O estudo foi desenvolvido com base em Santos e Auler (2011), Aikenhead (2009), Reis e Galvão (2008) e Sadler (2011). Em consideração aos resultados identificados na sensatez da percepção dos alunos em relação aos conteúdos, à postura crítica e ativa e ao comportamento diante de todas as etapas do projeto, percebe-se que a intervenção escolar contribuiu para o ensino-aprendizagem no componente curricular de Química. Foi produzido um guia didático de ensino de química voltado para professores com uma proposta de abordar esta temática com enfoque freiriano, no contexto do Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1457 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectsaneamento básicopt_BR
Palavras-chave: dc.subjecteducação CTS/CTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências naturaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de químicapt_BR
Título: dc.titleABORDAGEM DA TEMÁTICA DE SANEAMENTO BÁSICO URBANO NO ENSINO DE QUÍMICApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Químicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologia de pesquisapt_BR
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