Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nascimento, Paula Vivaldi | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Kauark, Fabiana da Silva | - |
Autor(es): dc.contributor.author | de Moura, Paulo Rogério Garcez | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-31T19:57:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-31T19:57:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597854 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A transição do Ensino Fundamental, anos iniciais para os anos finais, ainda é um desafio na Educação Básica, pois envolve mudanças tanto na estrutura curricular quanto no perfil de professores e dos próprios alunos. Neste contexto, esta pesquisa buscou elaborar, aplicar e analisar aulas experimentais, através de problematizações, com a proposta de investigar a aprendizagem química e o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos quanto a aplicação desse projeto, o qual designa se por Atividades Experimentais Problematizadas (AEP). A metodologia da pesquisa adotada foi do tipo pesquisa-intervenção com a abordagem quantitativa, utilizando o método de análise de variância ANOVA, seguido do teste Tukey e na qualitativa analisou os níveis cognitivos dos alunos do 5º ano de uma escola privada de ensino básico e técnico, na cidade de Vila Velha - ES. Foi construído um guia didático em forma de E-book, o qual auxiliou o professor dos anos iniciais na organização de uma AEP, a partir das habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e também a aplicação do Software pNota e análise da avaliação dos resultados obtidos nas atividades experimentais, os quais mostraram que tais problematizações permitiram o avanço dos níveis cognitivos dos alunos, sendo isso verificado tanto no Software pNota quanto no ANOVA e no teste Tukey. Porém, o software utilizado apresentou-se como uma ferramenta pedagógica, permitindo ao professor uma avaliação menos subjetiva e mais personalizada. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2152 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino experimental | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação Computacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Conteúdos químicos | pt_BR |
Título: dc.title | Construindo uma Atividade Experimental Problematizada (AEP) e avaliando seu nível cognitivo de aprendizagem através do Software pNota no contexto do Ensino Fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Metodologia de pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons