Construindo uma Atividade Experimental Problematizada (AEP) e avaliando seu nível cognitivo de aprendizagem através do Software pNota no contexto do Ensino Fundamental

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNascimento, Paula Vivaldi-
Autor(es): dc.contributor.authorKauark, Fabiana da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorde Moura, Paulo Rogério Garcez-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-31T19:57:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-31T19:57:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-04-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597854-
Resumo: dc.description.abstractA transição do Ensino Fundamental, anos iniciais para os anos finais, ainda é um desafio na Educação Básica, pois envolve mudanças tanto na estrutura curricular quanto no perfil de professores e dos próprios alunos. Neste contexto, esta pesquisa buscou elaborar, aplicar e analisar aulas experimentais, através de problematizações, com a proposta de investigar a aprendizagem química e o desenvolvimento das habilidades cognitivas dos alunos quanto a aplicação desse projeto, o qual designa se por Atividades Experimentais Problematizadas (AEP). A metodologia da pesquisa adotada foi do tipo pesquisa-intervenção com a abordagem quantitativa, utilizando o método de análise de variância ANOVA, seguido do teste Tukey e na qualitativa analisou os níveis cognitivos dos alunos do 5º ano de uma escola privada de ensino básico e técnico, na cidade de Vila Velha - ES. Foi construído um guia didático em forma de E-book, o qual auxiliou o professor dos anos iniciais na organização de uma AEP, a partir das habilidades propostas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e também a aplicação do Software pNota e análise da avaliação dos resultados obtidos nas atividades experimentais, os quais mostraram que tais problematizações permitiram o avanço dos níveis cognitivos dos alunos, sendo isso verificado tanto no Software pNota quanto no ANOVA e no teste Tukey. Porém, o software utilizado apresentou-se como uma ferramenta pedagógica, permitindo ao professor uma avaliação menos subjetiva e mais personalizada.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2152 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino experimentalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação Computacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConteúdos químicospt_BR
Título: dc.titleConstruindo uma Atividade Experimental Problematizada (AEP) e avaliando seu nível cognitivo de aprendizagem através do Software pNota no contexto do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Químicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologia de pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


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