APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: DEBATES SOBRE PIGMENTOS DE CHUMBO, SAÚDE E ARTE DE CANDIDO PORTINARI

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCalazans, Welber Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorLeite, Sidnei Quezada Meireles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-31T19:40:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-31T19:40:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-09-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597832-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo dessa pesquisa foi o de estudar a intervenção escolar pela ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos) como metodologia de ensino na temática da química dos pigmentos de chumbo e suas aplicações com enfoque de CiênciaTecnologia-Sociedade-Ambiente (CTS/CTSA). O desenvolvimento do projeto escolar, intitulada “Quími-cores”, teve a participação voluntária de 17 alunos, formada pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental (23%), 1ª série (18%), 2ª série (47%) e a turma da 3ª série do ensino médio (12%). O projeto foi desenvolvido na rede de ensino particular, colégio PIO XII, localizado no município de Vila Velha, no estado do Espírito Santo, no período de agosto a novembro de 2019. As atividades pedagógicas foram organizadas em grupos de trabalho (GT) para desenvolver temáticas: (1) biologia do chumbo e sua toxicidade, (2) Tintas, reflexão e refração das cores, (3) A vida, obra e saúde do artista plástico Portinari e; (4) Rocha minerais. Orientado aos alunos que formassem quatro (4) grupos de trabalho para o desenvolvimento de suas pesquisas para a culminância nos seminários e na mostra cultural e científica. O planejamento do projeto foi dividido em quatro (4) etapas, a saber: Etapa 1 – I. a divulgação do projeto nas salas de aulas; II. Abordagem com temas sociocientíficas sobre a temática que envolve o chumbo e a constituição dos grupos de trabalho; Etapa 2 – tivemos 4 encontros com intervenção com oficinas formativas problematizadas com temáticas para subsidiar as investigações e orientar os alunos a desenvolverem pelos suas pesquisas; Etapa 3 – um encontro com roda de conversa para o alinhamento e o desdobramento do projeto, discussão com grupo, críticas, argumentos e relatos dos alunos e; Etapa 4 – Culminância em seminários final com avaliação e orientação e, a mostra cultural e científica no colégio. A metodologia de pesquisa fundamentou-se em Gil (2002) de cunho qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos dados foram produzidos a partir de observações, fotografias, rodas de conversas, questionários e anotações feitas pelos estudantes nos diários de bordo ao longo da pesquisa. A análise metodológica do desenvolvimento do projeto escolar “Quími-cores” evidenciou a articulação de três perspectivas de ensino, isto é, das questões sociocientíficas (QSC), a educação CTS/CTSA e a Abordagem Temática Freireana (ATF). O estudo foi desenvolvido com base em Santos e Auler (2011), Aikenhead (2009), Reis e Galvão (2008) e Sadler (2011). Por fim, a partir das investigações, foi produzido um Guia Didático de ciências naturais voltado para professores com uma proposta de abordar a temática da química dos pigmentos de chumbo e suas aplicações com enfoque CTS/CTSA. Este Guia Didático faz parte da nossa pesquisa do programa de mestrado profissional em química em rede nacional. Dividido em duas partes, a primeira uma descrição das fundamentações teóricas que orientaram nossas pesquisas e, segundo a aplicação da ABP como estratégia metodológica de ensino, mostrando o desenvolvimento, envolvimento e mudança do aluno, nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal e a sua tomada de decisão. Este produto educacional poderá servir ou auxiliar professores a desenvolver práticas semelhantes na instituição onde atua.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1423 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuímica dos pigmentospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectquímica do chumbopt_BR
Título: dc.titleAPRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: DEBATES SOBRE PIGMENTOS DE CHUMBO, SAÚDE E ARTE DE CANDIDO PORTINARIpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Químicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologia de pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons