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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal do Espírito Santo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Calazans, Welber Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Leite, Sidnei Quezada Meireles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-31T19:40:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-31T19:40:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | Produto educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597832 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O objetivo dessa pesquisa foi o de estudar a intervenção escolar pela ABP (Aprendizagem Baseada em Projetos) como metodologia de ensino na temática da química dos pigmentos de chumbo e suas aplicações com enfoque de CiênciaTecnologia-Sociedade-Ambiente (CTS/CTSA). O desenvolvimento do projeto escolar, intitulada “Quími-cores”, teve a participação voluntária de 17 alunos, formada pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental (23%), 1ª série (18%), 2ª série (47%) e a turma da 3ª série do ensino médio (12%). O projeto foi desenvolvido na rede de ensino particular, colégio PIO XII, localizado no município de Vila Velha, no estado do Espírito Santo, no período de agosto a novembro de 2019. As atividades pedagógicas foram organizadas em grupos de trabalho (GT) para desenvolver temáticas: (1) biologia do chumbo e sua toxicidade, (2) Tintas, reflexão e refração das cores, (3) A vida, obra e saúde do artista plástico Portinari e; (4) Rocha minerais. Orientado aos alunos que formassem quatro (4) grupos de trabalho para o desenvolvimento de suas pesquisas para a culminância nos seminários e na mostra cultural e científica. O planejamento do projeto foi dividido em quatro (4) etapas, a saber: Etapa 1 – I. a divulgação do projeto nas salas de aulas; II. Abordagem com temas sociocientíficas sobre a temática que envolve o chumbo e a constituição dos grupos de trabalho; Etapa 2 – tivemos 4 encontros com intervenção com oficinas formativas problematizadas com temáticas para subsidiar as investigações e orientar os alunos a desenvolverem pelos suas pesquisas; Etapa 3 – um encontro com roda de conversa para o alinhamento e o desdobramento do projeto, discussão com grupo, críticas, argumentos e relatos dos alunos e; Etapa 4 – Culminância em seminários final com avaliação e orientação e, a mostra cultural e científica no colégio. A metodologia de pesquisa fundamentou-se em Gil (2002) de cunho qualitativa, do tipo estudo de caso, cujos dados foram produzidos a partir de observações, fotografias, rodas de conversas, questionários e anotações feitas pelos estudantes nos diários de bordo ao longo da pesquisa. A análise metodológica do desenvolvimento do projeto escolar “Quími-cores” evidenciou a articulação de três perspectivas de ensino, isto é, das questões sociocientíficas (QSC), a educação CTS/CTSA e a Abordagem Temática Freireana (ATF). O estudo foi desenvolvido com base em Santos e Auler (2011), Aikenhead (2009), Reis e Galvão (2008) e Sadler (2011). Por fim, a partir das investigações, foi produzido um Guia Didático de ciências naturais voltado para professores com uma proposta de abordar a temática da química dos pigmentos de chumbo e suas aplicações com enfoque CTS/CTSA. Este Guia Didático faz parte da nossa pesquisa do programa de mestrado profissional em química em rede nacional. Dividido em duas partes, a primeira uma descrição das fundamentações teóricas que orientaram nossas pesquisas e, segundo a aplicação da ABP como estratégia metodológica de ensino, mostrando o desenvolvimento, envolvimento e mudança do aluno, nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal e a sua tomada de decisão. Este produto educacional poderá servir ou auxiliar professores a desenvolver práticas semelhantes na instituição onde atua. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1423 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | educação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química dos pigmentos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CTSA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | química do chumbo | pt_BR |
Título: dc.title | APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO: DEBATES SOBRE PIGMENTOS DE CHUMBO, SAÚDE E ARTE DE CANDIDO PORTINARI | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Química | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Metodologia de pesquisa | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
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