Abordagem alternativa para o ensino de biocombustíveis à luz da alfabetização científica 

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal do Espírito Santopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Flávia Cordeiro-
Autor(es): dc.contributor.authorRosa, Maria Geralda Oliver-
Autor(es): dc.contributor.authorSoares, Ana Brígida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-30T20:27:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-30T20:27:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-09-30-
identificador: dc.identifier.otherProduto educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597783-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho buscou promover a alfabetização científica por meio de uma sequência didática (SD) com a temática biocombustíveis numa abordagem ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA) em alunos da 3ª série do ensino médio da rede pública de ensino do Espírito Santo. A pesquisa desenvolvida teve caráter qualitativo, com características de pesquisa-ação, neste sentido, foram utilizadas as observações do pesquisador, os dados coletados por meio do questionário e os registros textuais produzidos pelos estudantes durante a aplicação da SD. A análise dos dados resultantes da SD (textos, história em quadrinhos, música, entre outros), bem como os registros de observações da pesquisadora na turma, foram realizados com base em fundamentos da análise de conteúdo. Utilizou-se para esta análise observar a compreensão dos estudantes do conceito de biocombustíveis em diferentes situações do cotidiano bem como a capacidade de propor solução e/ou argumentar sobre a temática identificando impactos científicos, tecnológicos sociais e ambientais para uma energia renovável. Os resultados obtidos indicaram mudança de perfil conceitual dos alunos, sinalizando uma melhor compreensão das relações entre CTSA. Observou-se, também, o aprendizado dos conceitos científicos trabalhados bem como, mesmo em níveis diferentes, a promoção de uma alfabetização científica nos estudantes. Como produto final deste trabalho desenvolveu-se um guia didático, a ser divulgado entre professores de Química, que apresenta a sequência didática e permite a sua aplicação por outros profissionais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent8650pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype.pdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectbiodieselpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectetanolpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectbiocombustíveispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequencia didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectalfabetização científicapt_BR
Título: dc.titleAbordagem alternativa para o ensino de biocombustíveis à luz da alfabetização científica pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Químicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologia de pesquisapt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons