UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA FUNÇÃO SENO - Produto Educacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFerreira da Gama, Paulo-
Autor(es): dc.contributor.authorFreitas Cabral, Natanael-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-30T20:15:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-30T20:15:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-02-28-
identificador: dc.identifier.otherPaulo Ferreira da Gama - Produto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597782-
Resumo: dc.description.abstractHistoricamente, a trigonometria teve sua gênese com os gregos, a partir de necessidades ligadas à Astronomia e às previsões relacionadas às efemérides celestes. Assim, inicialmente, foi na Astronomia que a Matemática demonstrou ser capaz de prever fenômenos naturais. Acreditava-se até então, que os planetas descreviam órbitas circulares em torno da terra, denominado de modelo geocêntrico1. Com isso, surgiram interesses em buscar relações entre o comprimento da corda da circunferência e o ângulo central por subtendido (ÁVILA, 2010; CARMO; MORGADO; WAGNER, 2005). Desde esse tempo, a Trigonometria apresentava-se como importante para a humanidade. Apesar disso, pesquisas como as de Feijó (2018) e Santos (2014) apontam que os estudantes apresentam dificuldades no processo de aprendizagem deste assunto. Objetivando amenizar essas dificuldades e contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática, na Seção 1 é apresentada uma Sequência didática elaborada especificamente para o ensino da Função Seno. Nessa elaboração, foi considerada a estrutura encontrada em Cabral (2017), que considera a Unidade Articulada de Reconstrução Conceitual (UARC) como unidade básica de uma sequência didática e quem tem como um dos pressupostos teóricos a Psicologia Histórico-Cultural do soviético Lev Vygotsky (1896-1934). Considerando a necessidade do embasamento específico, na Seção 2 é apresentada a fundamentação matemática que pode ser consultada pelo leitor sempre que necessário. Além disso, na Seção subsequente, são apresentadas orientações aos estudantes e aos professores, que se mostram relevantes a serem consideradas na utilização da sequência didática.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3733pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrigonometriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunção senopt_BR
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA FUNÇÃO SENO - Produto Educacionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional do Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais