Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Ferreira da Gama, Paulo | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas Cabral, Natanael | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-30T20:15:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-30T20:15:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-02-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Paulo Ferreira da Gama - Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597782 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Historicamente, a trigonometria teve sua gênese com os gregos, a partir de necessidades ligadas à Astronomia e às previsões relacionadas às efemérides celestes. Assim, inicialmente, foi na Astronomia que a Matemática demonstrou ser capaz de prever fenômenos naturais. Acreditava-se até então, que os planetas descreviam órbitas circulares em torno da terra, denominado de modelo geocêntrico1. Com isso, surgiram interesses em buscar relações entre o comprimento da corda da circunferência e o ângulo central por subtendido (ÁVILA, 2010; CARMO; MORGADO; WAGNER, 2005). Desde esse tempo, a Trigonometria apresentava-se como importante para a humanidade. Apesar disso, pesquisas como as de Feijó (2018) e Santos (2014) apontam que os estudantes apresentam dificuldades no processo de aprendizagem deste assunto. Objetivando amenizar essas dificuldades e contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem de Matemática, na Seção 1 é apresentada uma Sequência didática elaborada especificamente para o ensino da Função Seno. Nessa elaboração, foi considerada a estrutura encontrada em Cabral (2017), que considera a Unidade Articulada de Reconstrução Conceitual (UARC) como unidade básica de uma sequência didática e quem tem como um dos pressupostos teóricos a Psicologia Histórico-Cultural do soviético Lev Vygotsky (1896-1934). Considerando a necessidade do embasamento específico, na Seção 2 é apresentada a fundamentação matemática que pode ser consultada pelo leitor sempre que necessário. Além disso, na Seção subsequente, são apresentadas orientações aos estudantes e aos professores, que se mostram relevantes a serem consideradas na utilização da sequência didática. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3733 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Trigonometria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função seno | pt_BR |
Título: dc.title | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA FUNÇÃO SENO - Produto Educacional | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PAULO FERREIRA DA GAMA_ PRODUTO EDUCACIONAL.pdf | 3.73 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597782/1/PAULO FERREIRA DA GAMA_ PRODUTO EDUCACIONAL.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: