O conceito de função e suas linguagens

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributor.authorMachado da Silva, Edna-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-30T11:20:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-30T11:20:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-28-
identificador: dc.identifier.otherEdna Machado da Silva - Dissertaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597753-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada durante o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática sobre o ensino do conceito de função no Ensino Médio, buscando responder a seguinte questão de pesquisa: As atividades de uma sequência didática estruturadas segundo as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual potencializam o processo de ensino e aprendizagem do conceito de função? Foi definido como objetivo geral investigar as potencialidades didáticas de uma sequência didática elaborada para o ensino e aprendizagem do conceito de função no ensino médio. Adotei a Teoria das Situações Didáticas, Brousseau (1996) para nortear o desenvolvimento de uma sequência didática estruturada segundo as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual, de Cabral (2017). Para análise de resultados decorrentes da aplicação da sequência didática adotei a Análise Microgenética, de Góes (2000), e Análise do Discurso, de Mortimer e Scott (2002). A partir da realização da revisão da literatura e das percepções de estudantes e de professores a respeito do ensino e aprendizagem do conceito de função verifiquei as dificuldades no ensino e na aprendizagem, que pudessem ser tratadas no produto educacional. O estudo histórico e epistemológico do conceito de função permitiu que a sequência didática fosse enriquecida de rigor matemático, capacitando o professor para aplicação e verificação de possíveis obstáculos que pudessem ocorrer durante o processo didático. A aplicação da sequência didática “Conceito de função e suas linguagens”, da oficina de conhecimentos básicos e do teste de verificação de aprendizagem aconteceu no mês de novembro de 2019 com uma turma de 1° ano do ensino médio, da rede pública estadual, no município de Belém-PA. Os episódios foram gravados em áudio e transcritos para análise de micro eventos que revelaram indícios de aprendizagem nas abordagens e padrões comunicação em diferentes níveis epistemológicos durante o processo de aplicação, dentre outras potencialidades também apresentadas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4214pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Idioma: dc.language.isoen_USpt_BR
Idioma: dc.language.isoenpt_BR
Idioma: dc.language.isoespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Título: dc.titleO conceito de função e suas linguagenspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação do Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais