Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor.author | Machado da Silva, Edna | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-30T11:20:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-30T11:20:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Edna Machado da Silva - Dissertação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597753 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada durante o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática sobre o ensino do conceito de função no Ensino Médio, buscando responder a seguinte questão de pesquisa: As atividades de uma sequência didática estruturadas segundo as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual potencializam o processo de ensino e aprendizagem do conceito de função? Foi definido como objetivo geral investigar as potencialidades didáticas de uma sequência didática elaborada para o ensino e aprendizagem do conceito de função no ensino médio. Adotei a Teoria das Situações Didáticas, Brousseau (1996) para nortear o desenvolvimento de uma sequência didática estruturada segundo as Unidades Articuladas de Reconstrução Conceitual, de Cabral (2017). Para análise de resultados decorrentes da aplicação da sequência didática adotei a Análise Microgenética, de Góes (2000), e Análise do Discurso, de Mortimer e Scott (2002). A partir da realização da revisão da literatura e das percepções de estudantes e de professores a respeito do ensino e aprendizagem do conceito de função verifiquei as dificuldades no ensino e na aprendizagem, que pudessem ser tratadas no produto educacional. O estudo histórico e epistemológico do conceito de função permitiu que a sequência didática fosse enriquecida de rigor matemático, capacitando o professor para aplicação e verificação de possíveis obstáculos que pudessem ocorrer durante o processo didático. A aplicação da sequência didática “Conceito de função e suas linguagens”, da oficina de conhecimentos básicos e do teste de verificação de aprendizagem aconteceu no mês de novembro de 2019 com uma turma de 1° ano do ensino médio, da rede pública estadual, no município de Belém-PA. Os episódios foram gravados em áudio e transcritos para análise de micro eventos que revelaram indícios de aprendizagem nas abordagens e padrões comunicação em diferentes níveis epistemológicos durante o processo de aplicação, dentre outras potencialidades também apresentadas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4214 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en_US | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | en | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | es | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Título: dc.title | O conceito de função e suas linguagens | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
EDNA MACHADO DA SILVA.pdf | 4,21 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597753/1/EDNA MACHADO DA SILVA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: