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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado da Silva, Edna | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Chaquiam, Miguel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-30T11:35:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-30T11:35:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Edna Machado da Silva | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597729 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A sequência didática “Conceito de função e suas linguagens” foi construída no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará, como produto de uma pesquisa dissertação de mestrado. Este produto educacional é destinado para professores e estudantes do Ensino Médio para ensino e aprendizagem do conceito de função no âmbito escolar. Trata-se de um recurso didático validado experimentalmente que apresentou potencialidades quantitativas e qualitativas para o objetivo a que se destina: ensinar o conceito de função no ensino médio por meio interativo promovendo espírito investigativo, comunicação e argumentação em língua materna e linguagem matemática de forma articulada. A construção deste potencial recurso didático no ensino de matemática foi norteada pela Teoria das Situações Didática (TSD) de Brousseau (1996), que também ajudou a compreender como ocorrem as situações didáticas entre professor, aluno e saber em episódios de aprendizagem através de um milieu construído de forma planejada, estratégica, fundamentada e intencional pelo professor. A Sequência Didática Estruturada como Unidade Articulada de Reconstrução Conceitual proposta por Cabral (2017), se fundamenta em estudo minucioso e profundo do objeto matemático e é constituído por intervenções que conduzem para os propósitos da TSD e permite ao estudante a construção autônoma de seu conhecimento em gradativos níveis de formalização e dando liberdade ao professor para fazer intervenções orais complementares. De forma articulada aos aportes preliminares, de construção e aplicação do produto educacional foi validado por meio de Análise Microgenética e Análise do Discurso de acordo com Goés (2000) e Mortimer e Scott (2002), respectivamente. Tais aportes nortearam a coleta, tratamento de dados e análise de resultados. Para tanto, a experimentação do produto foi gravada em áudio e após a transcrição realizei análise de micro eventos, que evidenciaram indícios de aprendizagem em aspectos discursivos no tocante a níveis epistemológicos de apreensão de conhecimentos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2239 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Função | pt_BR |
Título: dc.title | Conceito de Função e suas linguagens | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educativo do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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EDNA MACHADO DA SILVA Produto Educacional.pdf | 2.24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597729/1/EDNA MACHADO DA SILVA Produto Educacional.pdfDownload |
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