Conceito de Função e suas linguagens

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMachado da Silva, Edna-
Autor(es): dc.contributor.authorChaquiam, Miguel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-30T11:35:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-30T11:35:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-28-
identificador: dc.identifier.otherEdna Machado da Silvapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597729-
Resumo: dc.description.abstractA sequência didática “Conceito de função e suas linguagens” foi construída no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará, como produto de uma pesquisa dissertação de mestrado. Este produto educacional é destinado para professores e estudantes do Ensino Médio para ensino e aprendizagem do conceito de função no âmbito escolar. Trata-se de um recurso didático validado experimentalmente que apresentou potencialidades quantitativas e qualitativas para o objetivo a que se destina: ensinar o conceito de função no ensino médio por meio interativo promovendo espírito investigativo, comunicação e argumentação em língua materna e linguagem matemática de forma articulada. A construção deste potencial recurso didático no ensino de matemática foi norteada pela Teoria das Situações Didática (TSD) de Brousseau (1996), que também ajudou a compreender como ocorrem as situações didáticas entre professor, aluno e saber em episódios de aprendizagem através de um milieu construído de forma planejada, estratégica, fundamentada e intencional pelo professor. A Sequência Didática Estruturada como Unidade Articulada de Reconstrução Conceitual proposta por Cabral (2017), se fundamenta em estudo minucioso e profundo do objeto matemático e é constituído por intervenções que conduzem para os propósitos da TSD e permite ao estudante a construção autônoma de seu conhecimento em gradativos níveis de formalização e dando liberdade ao professor para fazer intervenções orais complementares. De forma articulada aos aportes preliminares, de construção e aplicação do produto educacional foi validado por meio de Análise Microgenética e Análise do Discurso de acordo com Goés (2000) e Mortimer e Scott (2002), respectivamente. Tais aportes nortearam a coleta, tratamento de dados e análise de resultados. Para tanto, a experimentação do produto foi gravada em áudio e após a transcrição realizei análise de micro eventos, que evidenciaram indícios de aprendizagem em aspectos discursivos no tocante a níveis epistemológicos de apreensão de conhecimentos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2239pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunçãopt_BR
Título: dc.titleConceito de Função e suas linguagenspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educativo do Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais