
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Machado da Silva, Edna | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Chaquiam, Miguel | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-30T11:35:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-30T11:35:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-28 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Edna Machado da Silva | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597729 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | A sequência didática “Conceito de função e suas linguagens” foi construída no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino de Matemática da Universidade do Estado do Pará, como produto de uma pesquisa dissertação de mestrado. Este produto educacional é destinado para professores e estudantes do Ensino Médio para ensino e aprendizagem do conceito de função no âmbito escolar. Trata-se de um recurso didático validado experimentalmente que apresentou potencialidades quantitativas e qualitativas para o objetivo a que se destina: ensinar o conceito de função no ensino médio por meio interativo promovendo espírito investigativo, comunicação e argumentação em língua materna e linguagem matemática de forma articulada. A construção deste potencial recurso didático no ensino de matemática foi norteada pela Teoria das Situações Didática (TSD) de Brousseau (1996), que também ajudou a compreender como ocorrem as situações didáticas entre professor, aluno e saber em episódios de aprendizagem através de um milieu construído de forma planejada, estratégica, fundamentada e intencional pelo professor. A Sequência Didática Estruturada como Unidade Articulada de Reconstrução Conceitual proposta por Cabral (2017), se fundamenta em estudo minucioso e profundo do objeto matemático e é constituído por intervenções que conduzem para os propósitos da TSD e permite ao estudante a construção autônoma de seu conhecimento em gradativos níveis de formalização e dando liberdade ao professor para fazer intervenções orais complementares. De forma articulada aos aportes preliminares, de construção e aplicação do produto educacional foi validado por meio de Análise Microgenética e Análise do Discurso de acordo com Goés (2000) e Mortimer e Scott (2002), respectivamente. Tais aportes nortearam a coleta, tratamento de dados e análise de resultados. Para tanto, a experimentação do produto foi gravada em áudio e após a transcrição realizei análise de micro eventos, que evidenciaram indícios de aprendizagem em aspectos discursivos no tocante a níveis epistemológicos de apreensão de conhecimentos. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2239 | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Função | pt_BR |
| Título: dc.title | Conceito de Função e suas linguagens | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educativo do Mestrado Profissional | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Livros digitais | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| EDNA MACHADO DA SILVA Produto Educacional.pdf | 2,24 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597729/1/EDNA MACHADO DA SILVA Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: