UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE POLÍGONOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade do Estado do Parápt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNórdman Costa Santos, Francisco-
Autor(es): dc.contributor.authorFranco de Sá, Pedro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-29T17:19:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-29T17:19:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-08-31-
identificador: dc.identifier.otherFrancisco Nordman Costa Santos Produto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597715-
Resumo: dc.description.abstractAs práticas educativas para efetivar o ensino de conteúdos matemáticos são fundamentais para o sucesso da aprendizagem dos estudantes, salvo os casos em que poderão ocorrer fatores externos às práticas docentes que influenciam negativamente na aprendizagem dos estudantes. É importante salientar ainda, que o ensino matemático tratado nos PCN1 e BNCC2 corrobora para uma prática mais próxima à realidade dos estudantes, fugindo do ensino abstrato que visam ensinar fórmulas e cálculos. Nesse contexto situacional, articulado com nossa experiência de lecionar a disciplina no ensino fundamental por seis anos (2002-2008), tanto em rede pública como rede privada, deparamo-nos com realidades bem divergentes do esperado para o nível de ensino que ora lecionávamos, principalmente no tocante a aprendizagem dos estudantes. A nossa prática docente sempre foi motivo de reflexão no sentido de melhoria dos índices educacionais revelados pelas avaliações externas (SAEB, Prova Brasil e PISA) para que viesse efetivamente nos conduzir a buscar melhorar a prática e consequentemente a aprendizagem dos estudantes. Quando ingressamos no Mestrado profissional em Ensino de Matemática, agregado a linha de pesquisa Metodologias de Ensino para o Ensino Fundamental, fomos remetidos às memórias dos seis anos de docência no Ensino Fundamental da tão temida disciplina de Matemática, considerada assim, por grande parte do público atendido nos estabelecimentos de ensino. Nossa reflexão retórica nos trouxe a conteúdos abordados no nível de ensino em questão e buscamos nos ater aos conteúdos quase nunca trabalhados ou esquecidos pela maioria dos docentes que recordamos na oportunidade. A nossa busca pelos conteúdos “esquecidos” por parte dos professores de matemática terminou apontando para os geométricos, supervalorizamos os conteúdos algébricos em detrimento dos demais. Diante disso, nasceu esta sequência didática baseada na metodologia de ensino denominada, Ensino por Atividade, aplicável ao Ensino Fundamental por conta de linha de pesquisa que estávamos inseridos no Programa Pós Graduação em Ensino de Matemática – PPGEM da Universidade do Estado do Pará – UEPA.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1908pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didáticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino de polígonospt_BR
Título: dc.titleUMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE POLÍGONOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional do Mestrado Profissionalpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais