Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade do Estado do Pará | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nórdman Costa Santos, Francisco | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Franco de Sá, Pedro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-29T17:19:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-29T17:19:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-08-31 | - |
identificador: dc.identifier.other | Francisco Nordman Costa Santos Produto Educacional | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597715 | - |
Resumo: dc.description.abstract | As práticas educativas para efetivar o ensino de conteúdos matemáticos são fundamentais para o sucesso da aprendizagem dos estudantes, salvo os casos em que poderão ocorrer fatores externos às práticas docentes que influenciam negativamente na aprendizagem dos estudantes. É importante salientar ainda, que o ensino matemático tratado nos PCN1 e BNCC2 corrobora para uma prática mais próxima à realidade dos estudantes, fugindo do ensino abstrato que visam ensinar fórmulas e cálculos. Nesse contexto situacional, articulado com nossa experiência de lecionar a disciplina no ensino fundamental por seis anos (2002-2008), tanto em rede pública como rede privada, deparamo-nos com realidades bem divergentes do esperado para o nível de ensino que ora lecionávamos, principalmente no tocante a aprendizagem dos estudantes. A nossa prática docente sempre foi motivo de reflexão no sentido de melhoria dos índices educacionais revelados pelas avaliações externas (SAEB, Prova Brasil e PISA) para que viesse efetivamente nos conduzir a buscar melhorar a prática e consequentemente a aprendizagem dos estudantes. Quando ingressamos no Mestrado profissional em Ensino de Matemática, agregado a linha de pesquisa Metodologias de Ensino para o Ensino Fundamental, fomos remetidos às memórias dos seis anos de docência no Ensino Fundamental da tão temida disciplina de Matemática, considerada assim, por grande parte do público atendido nos estabelecimentos de ensino. Nossa reflexão retórica nos trouxe a conteúdos abordados no nível de ensino em questão e buscamos nos ater aos conteúdos quase nunca trabalhados ou esquecidos pela maioria dos docentes que recordamos na oportunidade. A nossa busca pelos conteúdos “esquecidos” por parte dos professores de matemática terminou apontando para os geométricos, supervalorizamos os conteúdos algébricos em detrimento dos demais. Diante disso, nasceu esta sequência didática baseada na metodologia de ensino denominada, Ensino por Atividade, aplicável ao Ensino Fundamental por conta de linha de pesquisa que estávamos inseridos no Programa Pós Graduação em Ensino de Matemática – PPGEM da Universidade do Estado do Pará – UEPA. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1908 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de polígonos | pt_BR |
Título: dc.title | UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE POLÍGONOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - Mestrado Profissional | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional do Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Francisco Nórdman Costa Santos Produto Educacional.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597715/1/Francisco Nórdman Costa Santos Produto Educacional.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: