CTSA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSILVA, Ana Paula Santos da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-26T20:26:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-26T20:26:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-26-
identificador: dc.identifier.otherCTSA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTALpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597595-
Resumo: dc.description.abstractCaro (a) Professor (a), Esta sequência didática é um produto fruto da dissertação intitulada “Educação Ambiental em uma abordagem CTSA na Educação Básica”, pesquisa realizada no Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática, oferecido pela Universidade Federal de Uberlândia, sob a orientação da professora Pós-Dra. Neusa Elisa Carignato Sposito. Esse guia tem como tema Educação Ambiental (EA) crítica e foi motivado devido à deficiência de seu ensino nas escolas, elaborado para docentes atuantes no Ensino Médio, com propostas pedagógicas a ser aplicadas do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, trabalhadas na sequência que o educador (a) julgar adequada. Para atender a diversidade educacional vivenciada do país, no tópico “sugestões” e “recursos complementares”, buscamos indicar documentários, livros, revistas, sites, ONGs, políticas públicas, legislações e documentos governamentais, ao qual o docente tem fácil acesso: disponíveis na internet, livrarias e bibliotecas públicas. A proposta do guia vem de encontro com a proposta da BNCC. Para garantir uma aprendizagem concisa com a realidade, o guia, na elaboração dos planos de aulas e na abordagem pedagógica, apresenta habilidades sem indicar a seriação do ensino médio. Cabe observar que, na proposta da BNCC, pela lei nº 13.415/2017, os currículos, apresentam habilidades sem indicar a seriação. As áreas do conhecimento têm por objetivo unificar dois ou mais componentes do currículo, para melhor compreender a complexa realidade da diversidade cultural brasileira. Assim, as áreas do conhecimento são quatro, as Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Além do currículo do ensino médio ser composto por áreas, é composto por itinerários formativos, que devem ser estabelecidos por meio da oferta de diferentes disposições curriculares, de acordo com a importância para o contexto local e alternativa das modalidades de ensino. O tema proposto, “resíduo urbano” foi sugerido para desenvolver a EA crítica em uma abordagem que contempla a CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente). Entende-se que a EA na abordagem CTSA são consideradas uma educação integradora que permeia em todas as esferas da vida, que visa à formação global do sujeito, ensino e aprendizagem que vai de encontro com as orientações da BNCC, no capítulo referente ao novo ensino médio, o 2 documento assume, de maneira clara, o seu compromisso com a educação integral, onde as escolas constroem processos educativos que promovem o desenvolvimento intelectual, físico, social, emocional e cultural dos estudantes e dos desafios da sociedade contemporânea. Vale ressaltar que, na etapa final da educação básica, os alunos devem consolidar, aprofundar e ampliar a formação iniciada no ensino fundamental, a capacidade de relacionar teoria e prática e de desenvolver conhecimentos que favorecem uma reflexão sobre seu projeto de vida. Assim, cabe às escolas de ensino médio oportunizar vivências que lhes garantam um conhecimento organizado indispensável para a leitura da realidade, no desenvolvimento de soluções para os novos desafios da contemporaneidade (sociais, econômicos e ambientais) e assumir posições éticas e fundamentadas. Nesse sentido, este guia didático foi construído com o intuito de levar aos educadores uma nova abordagem no âmbito da EA crítica, organizado de acordo com a nova proposta do ensino médio, com atividades baseadas em uma pedagogia crítica dos conteúdos e em temas que partem dos saberes do cotidiano do aluno. Trata-se de um esforço de fazer o aluno, realize uma leitura da realidade do meio ambiente em sua volta, por meio de uma abordagem interdisciplinar da CTSA, gerando, uma reflexão e autonomia.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,59 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental Críticapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental coletivapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCollective Environmental Education,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCollective Environmental Education,pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAbordagem CTSApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSTSE Approachpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeaching and Learningpt_BR
Título: dc.titleCTSA: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseEducação Básicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineÁrea de conhecimento Ciências da Naturezapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons