Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, André Luiz | - |
Autor(es): dc.contributor.author | PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela Paiva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-26T14:00:44Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-26T14:00:44Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-09-16 | - |
identificador: dc.identifier.other | PRODUTO EDUCACIONAL_E-BOOK_EM_EDUCIMAT | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597549 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Com o propósito de investigar saberes para o ensino do conceito de proporcionalidade em uma formação continuada de professores, realizamos uma pesquisa que resultou neste e-book. Durante a pesquisa, buscamos, por meio de reflexões coletivas, em uma formação continuada, investigar os saberes relacionados ao conteúdo de proporcionalidade que emergem da prática, principalmente as relações diretamente proporcionais. Consideramos que a matemática para o ensino é construída por meio de reflexões, individuais e coletivas, sobre os conceitos, a partir da experiência docente. Este e-book apresenta essa formação e as discussões que dela emergiram, em um processo colaborativo de resolução de problemas. Assim, destacamos a teoria que embasou o trabalho, a metodologia que ordenou a oferta da formação continuada, a descrição dos encontros, de forma a constituir a teia de apropriação de saberes para o ensino de proporcionalidade. Esperamos que esta produção tanto auxilie os formadores de professores quanto os professores do Ensino Básico, na busca de práticas pedagógicas que propiciem a apropriação desse conceito. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,60 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática Crítica. Formação Continuada. Professores do Ensino Fundamental. Proporcionalidade | pt_BR |
Título: dc.title | CENÁRIO DE INVESTIGAÇÃO DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE PARA O ENSINO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons