A SOJA COMO TEMA INTERDISCIPLINAR PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUFRGSpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFREDDI, JUNIOR-
Autor(es): dc.contributor.authorDA SILVEIRA, NÁDYA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-22T16:09:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-22T16:09:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-04-
identificador: dc.identifier.other03aJUNIOR ALESSANDRO FREDDI-Produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597408-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho é resultado do Mestrado Profissional em Química em rede nacional (PROFQUI/UFRGS). No referencial teórico estão contempladas as questões: pedagógica na qual define-se a Situação de Estudo (SE), metodológica através da Teoria da Aprendizagem Significativa e os conhecimentos, que irão sustentar o produto, através do estudo da Soja. Por se tratar da aplicação de uma SE e tendo por objetivo avaliar a viabilidade desta na construção de Aprendizagem Significativa conforme a TAS de Ausubel, classifica-se esta pesquisa como qualitativa do tipo exploratória, sendo utilizado o método da pesquisa-ação. Um dos objetivos deste programa de mestrado é a elaboração de um produto educacional, e, o produto elaborado por este autor é a SE, que visa trabalhar, de forma interdisciplinar, conceitos Químicos, aspectos históricos, geográficos, biológicos, conhecimentos artísticos e matemáticos, utilizando como tema a cultivar soja. O objetivo foi avaliar se a Situação de Estudo é um bom método na construção de Aprendizagem Significativa conforme TAS de Ausubel. A análise da ocorrência ou não de aprendizagem significativa utilizou como instrumentos pré-teste e pós-teste, observações da prática e redação elaborada pelos alunos. Os conhecimentos observados nos testes e nas redações foram categorizados e organizados em quadros para análise. Pode-se perceber evidências de que a SE foi capaz de gerar interesse dos alunos através do tema, por ser este da realidade local, facilitando e incentivando o processo de busca pelo conhecimento, cumprindo uma das condições propostas por Ausubel em sua teoria, de que o aprendiz precisa estar disposto a relacionar o material com o seu conhecimento. Outra condição também foi observada através das respostas do pré-teste, que evidenciaram existência de subsunçores para aprendizagem significativa. Cumprindo as três condições da TAS, através dos resultados do pós-teste e análise das redações sobre a Soja, observou- se acréscimo na qualidade do conhecimento referente aos temas propostos na SE, evidenciando que o material construído e aplicado foi potencialmente significativo.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,4 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSituação de Estudopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectinterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectcultura da sojapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectconceitos químicospt_BR
Título: dc.titleA SOJA COMO TEMA INTERDISCIPLINAR PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFQUIpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons