Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FREDDI, JUNIOR | - |
Autor(es): dc.contributor.author | DA SILVEIRA, NÁDYA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-22T16:09:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-22T16:09:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | 03aJUNIOR ALESSANDRO FREDDI-Produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597408 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho é resultado do Mestrado Profissional em Química em rede nacional (PROFQUI/UFRGS). No referencial teórico estão contempladas as questões: pedagógica na qual define-se a Situação de Estudo (SE), metodológica através da Teoria da Aprendizagem Significativa e os conhecimentos, que irão sustentar o produto, através do estudo da Soja. Por se tratar da aplicação de uma SE e tendo por objetivo avaliar a viabilidade desta na construção de Aprendizagem Significativa conforme a TAS de Ausubel, classifica-se esta pesquisa como qualitativa do tipo exploratória, sendo utilizado o método da pesquisa-ação. Um dos objetivos deste programa de mestrado é a elaboração de um produto educacional, e, o produto elaborado por este autor é a SE, que visa trabalhar, de forma interdisciplinar, conceitos Químicos, aspectos históricos, geográficos, biológicos, conhecimentos artísticos e matemáticos, utilizando como tema a cultivar soja. O objetivo foi avaliar se a Situação de Estudo é um bom método na construção de Aprendizagem Significativa conforme TAS de Ausubel. A análise da ocorrência ou não de aprendizagem significativa utilizou como instrumentos pré-teste e pós-teste, observações da prática e redação elaborada pelos alunos. Os conhecimentos observados nos testes e nas redações foram categorizados e organizados em quadros para análise. Pode-se perceber evidências de que a SE foi capaz de gerar interesse dos alunos através do tema, por ser este da realidade local, facilitando e incentivando o processo de busca pelo conhecimento, cumprindo uma das condições propostas por Ausubel em sua teoria, de que o aprendiz precisa estar disposto a relacionar o material com o seu conhecimento. Outra condição também foi observada através das respostas do pré-teste, que evidenciaram existência de subsunçores para aprendizagem significativa. Cumprindo as três condições da TAS, através dos resultados do pós-teste e análise das redações sobre a Soja, observou- se acréscimo na qualidade do conhecimento referente aos temas propostos na SE, evidenciando que o material construído e aplicado foi potencialmente significativo. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,4 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Situação de Estudo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | cultura da soja | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | conceitos químicos | pt_BR |
Título: dc.title | A SOJA COMO TEMA INTERDISCIPLINAR PARA A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS QUÍMICOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
03aJUNIOR ALESSANDRO FREDDI-Produto.pdf | 2,39 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/597408/2/03aJUNIOR ALESSANDRO FREDDI-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons