Ensino de Sociologia e a Arte: diálogos entre as disciplinas no Ensino Médio.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMartins, Rivelino Lourenço-
Autor(es): dc.contributor.authorUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-19T20:01:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-19T20:01:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
identificador: dc.identifier.otherUNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA, CAMPUS DE MARÍLIA, RIVELINO LOURENÇO MARTINS, DISSERTAÇÃOpt_BR
identificador: dc.identifier.otherlicenca-direito-autoral_Rivelino Lourenço Martins - tccpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597355-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo central propor a possibilidade de interlocução entre o Ensino de Sociologia e a Arte, a partir de temas da Sociologia e sua relação com linguagens artísticas. A associação entre Arte e Ensino de Sociologia aqui proposta não se configura hierarquicamente em relação às áreas de conhecimento, mas de um diálogo para potencializar o Ensino de Sociologia, além de demonstrar a importância que a Arte representa neste contexto. Sabemos que compete à disciplina de Sociologia, por meio de procedimentos, ensinar sobre as culturas dentro desta área do conhecimento, preparando os estudantes a fazer uma leitura crítica da sua realidade social. Visualiza-se, portanto, que essa aproximação da Arte e Ensino de Sociologia como proposta de ensino seja benéfica aos alunos, potencializando essa formação. Por meio de alcançar tal intento, destaca-se a relevância dessa mediação para a formação cultural do aluno e seu entendimento de mundo. Metodologicamente o trabalho configura-se como uma pesquisa bibliográfica e documental, pois foi feita a análise do material do professor da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEE/SP), constatando a existência de pressupostos que abrangem contextos artísticos e sociais, oferecendo uma contribuição conceitual para a reflexão sobre o Ensino de Sociologia no Ensino Médio, além de mostrar outras possibilidades já existentes e/ou formas possíveis para o ensino a partir das linguagens da Arte: Dança, Teatro e Artes Visuais. Com esta pesquisa buscou-se constatar que é possível um diálogo profícuo entre Arte e Ensino de Sociologia para o Ensino Médio. Essa interlocução possibilita aprendizagens a partir das análises feitas do material do SEE/SP, além de propostas de ressignificação de jogos teatrais e a utilização de imagens.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.3 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArtept_BR
Palavras-chave: dc.subjectTeatropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDançapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArtes visuaispt_BR
Título: dc.titleEnsino de Sociologia e a Arte: diálogos entre as disciplinas no Ensino Médio.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons