PROTAGONISMO JUVENIL NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL: da concepção às vivências

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - PROFSOCIOpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorPereira, Rosymere-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-18T23:55:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-18T23:55:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-22-
identificador: dc.identifier.otherUNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - ROSYMERE PEREIRA - DISSERTAÇÃOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/597325-
Resumo: dc.description.abstractAs políticas educacionais das últimas décadas, como o Plano Nacional de Educação – PNE, as mudanças na BNCC – Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio vêm contribuindo para transformações que influenciam cada vez mais o campo educacional brasileiro. A consolidação e ampliação das Escolas Cidadãs Integrais no Brasil se apresenta como um dos resultados dessas mudanças, as quais contribuem de forma substancial com o fortalecimento da lógica de mercado na gestão educacional. O Protagonismo Juvenil, enquanto metodologia e, juntamente com o componente curricular Projeto de Vida, constituem-se como eixos centrais no referido modelo de Escola. O objetivo desta pesquisa foi compreender a concepção de Protagonismo Juvenil para os/as jovens de uma Escola Cidadã Integral e Técnica – ECITE, assim como, analisar a abordagem dessa categoria pelo referido modelo de escola. Foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas e aplicados dezesseis questionários em uma Escola Cidadã Integral e Técnica - ECITE, em 2019, situada no município de João Pessoa/PB. Para análise e interpretação dos dados coletados, utilizamos a abordagem qualitativa da pesquisa social (MINAYO, 2016) e a análise de conteúdo, baseada em Bardin (1979) e Minayo (2016). Nosso trabalho trata de categorias, concepções e conceitos como Juventude, Protagonismo Juvenil, Educação e Escola Cidadã Integral. Partimos do pressuposto de pensar a categoria Juventude como construção social, utilizando como aporte teórico o autor BOURDIEU, 1983, assim como buscando compreender esses sujeitos sociais a partir de suas pluralidades e realidades vivenciadas, como parte de um processo mais amplo, em DAYRELL, 2003. Consideramos que, as ‘novas’ propostas educativas substituem o conceito de formação humana básica pela noção de competências individuais para o mercado, para isso, nos embasamos em FRIGOTTO; CIAVATTA, 2014. Verificamos que as instituições de ensino, inseridas nesse contexto, tendem a nortear suas ações neste sentido: o modelo educacional analisado, também é produto dessas mudanças e a Pedagogia das Competências, metodologia presente em seu pilar formativo, fundamenta essa afirmação. Observamos que o entendimento dos/as jovens a respeito do Protagonismo Juvenil está relacionado com a concepção neoliberal presente nos documentos e objetivos da Escola Cidadã Integral. Neste sentido, faz-se necessário reinterpretar o Protagonismo Juvenil a partir de uma abordagem mais enraizada de acordo com a origem do termo e contextualizá-la política, econômica e culturalmente, para além do espaço escolar.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3.268 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEscola Cidadã Integralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProtagonismo Juvenilpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducaçãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectJuventudespt_BR
Título: dc.titlePROTAGONISMO JUVENIL NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL: da concepção às vivênciaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
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