ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE O TRABALHO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS VOLTADOS À DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: EM FOCO A INCLUSÃO E A ACESSIBILIDADE DE ESTUDANTES CEGOS E COM BAIXA VISÃO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Viçosapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorLopes, Bruna Olívia da Silva-
Autor(es): dc.contributor.authorSouza, Vinícius Catão de Assis-
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Regina Simplicio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-09T19:38:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-09T19:38:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttp://www.profqui.ufv.br/wp-content/uploads/2021/03/Produto-Educacional-Sequ%C3%AAncia-Did%C3%A1tica-Bruna.pdf-
identificador: dc.identifier.otherProduto Educacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587067-
Resumo: dc.description.abstractSão grandes os desafios enfrentados na educação como um todo, considerando que a sociedade passa por constantes mudanças na busca por atribuir sentido ao conhecimento e incluir as diferenças. A escola como espaço instituição formadora que acolhe a diversidade não é mais o único lócus para acesso ao conhecimento. Nesse sentido, a educação pode acontecer de diversas formas e lugares distintos. Há educação na escola (escolarização), na família, nos espaços públicos, na internet, no entretenimento. Assim, considerando a necessidade de contemplar a diversidade e obter maior envolvimento dos estudantes no processo formativo, despertando a curiosidade e o espírito investigativo, o presente trabalho investigou como dois espaços não formais de educação da Universidade Federal de Viçosa (a Sala Mendeleev e o Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef) podem favorecer o processo de ensino e aprendizagem da Química, na busca pela formação de cidadãos críticos e reflexivos que sejam capazes de intervirem em seu meio social. Essa análise foi feita considerando a necessidade de contemplar uma educação para todas e todos, sem restrição àqueles que apresentam algum tipo de necessidade educacional diferenciada (NED). Assim, essa pesquisa analisou a percepção de um grupo de seis professores de Química da Educação Básica de Viçosa (MG) sobre o trabalho nesses espaços educativos. Também analisou como é a acessibilidade destes locais quando se considera o processo de acolhimento e inclusão dos estudantes cegos e com baixa visão. Para alcançar esses objetivos, realizaram-se entrevistas semiestruturadas com os professores de duas escolas públicas localizadas no município de Viçosa. Os dados foram analisados de acordo com os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise de Conteúdo de Bardin, sendo feita uma abordagem qualitativa que foi classificada, quanto ao procedimento, como uma pesquisa de caráter exploratório. A análise das entrevistas apontou a falta de transporte acessível, a incompatibilidade de horários e o grande número de alunos como os principais fatores que dificultam a utilização dos espaços não formais de educação. Foi verificado, nas falas dos professores, que os espaços não formais de educação são facilitadores do processo de ensino e aprendizagem, uma vez que neles os alunos têm uma maior interação com o meio e com os colegas. Além disso, concluiu-se que os espaços estão aptos a receberem alunos com NED, e foram feitas sugestões de melhorias para torná-los ainda mais adaptados para receberem esse tipo de público. Por fim, foi proposta uma Sequência Didática Inclusiva para Deficientes Visuais (SDI - DV) sobre o conteúdo de Tabela Periódica, envolvendo visitas a espaços não formais de educaçãopt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Química; Espaços não formais de Educação; Deficiência visual; Inclusão.pt_BR
Título: dc.titleANÁLISE DA PERCEPÇÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DE QUÍMICA SOBRE O TRABALHO EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS VOLTADOS À DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA: EM FOCO A INCLUSÃO E A ACESSIBILIDADE DE ESTUDANTES CEGOS E COM BAIXA VISÃOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Química em Rede Nacionalpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUI 899 - Pesquisapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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