Unidade Didática Multiestratégia - Poluição da água

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"-
Autor(es): dc.contributor.authorMendonça, Karina Laurindo de-
Autor(es): dc.contributor.authorBego, Amadeu Moura-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-08T21:11:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-08T21:11:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherUnidade Didática Multiestratégia - Poluição da água-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587026-
Resumo: dc.description.abstractDentro das perspectivas de se trabalhar com o planejamento de projetos de ensino e aprendizagem, bem como de sua implantação e avaliação, Bego (2016) propõe um modelo de planejamento denominado Unidade Didática Multiestratégica (UDM). De acordo com o autor, UDM “consistem em projetos de ensino que integram, de modo organizado e sequenciado, um conjunto de estratégias didáticas de acordo com objetivos de aprendizagem previamente definidos” (BEGO, 2016, p.55). A multiplicidade de atividades amplia as possibilidades que promovem a aprendizagem em Química, baseando-se na afirmação que o conhecimento não é transmitido do professor para o aluno, mas construído pelo aluno por intermédio do professor (SHNETZLER, 2010). Segundo Bego (2016), na elaboração de uma UDM, deve-se levar em consideração sete principais etapas: caracterização do contexto da intervenção didático-pedagógica; análise científico-epistemológica; análise didático-pedagógica; abordagem metodológica; seleção de objetivos; seleção de estratégias didáticas e escolha dos instrumentos de avaliação. Esse modelo de planejamento, teórica e metodologicamente fundamentado, foi utilizado para gerar o Produto Educacional – UDM – para posterior implementação em sala de aula. A UDM Poluição da água teve como objetivo geral de aprendizagem os conceitos de substância e mistura e, consequentemente que os estudantes fossem capazes de desenvolver atividades na abordagem investigativa, a fim de construir seu próprio conhecimento com o auxilio do professor. Para isso, a UDM foi estruturada em duas sequências didáticas: “O peixe fora d’água” e “Os peixes de aquário sempre morrem?”. A primeira sequência didática teve como objetivo específico “Analisar diferentes tipos de água, diferenciando substância de mistura”. E a segunda sequência didática teve como objetivo específico “Analisar as substâncias, diferenciando em substância simples e composta”. Nas duas sequências didáticas foram utilizados Estudos de Caso como principal estratégia didática, além de discussões, debates e atividades avaliativas. Referência A.M. Bego. Textos FCC, v.50, p.55-72, 2016. R. J. Justi. Ensenanza de las Ciencias, v.2, n.24, p. 173-184, 2006.-
Tamanho: dc.format.extent27 páginas-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectUnidade Didática Multiestratégica-
Palavras-chave: dc.subjectSubstância e Mistura-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino por Investigação-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental-
Título: dc.titleUnidade Didática Multiestratégia - Poluição da água-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseEnsino Fundamental - Anos Finais-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQuímica-
Aparece nas coleções:Materiais PROFQUI

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