Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mendonça, Karina Laurindo de | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Bego, Amadeu Moura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-08T21:11:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-08T21:11:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Unidade Didática Multiestratégia - Poluição da água | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587026 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Dentro das perspectivas de se trabalhar com o planejamento de projetos de ensino e aprendizagem, bem como de sua implantação e avaliação, Bego (2016) propõe um modelo de planejamento denominado Unidade Didática Multiestratégica (UDM). De acordo com o autor, UDM “consistem em projetos de ensino que integram, de modo organizado e sequenciado, um conjunto de estratégias didáticas de acordo com objetivos de aprendizagem previamente definidos” (BEGO, 2016, p.55). A multiplicidade de atividades amplia as possibilidades que promovem a aprendizagem em Química, baseando-se na afirmação que o conhecimento não é transmitido do professor para o aluno, mas construído pelo aluno por intermédio do professor (SHNETZLER, 2010). Segundo Bego (2016), na elaboração de uma UDM, deve-se levar em consideração sete principais etapas: caracterização do contexto da intervenção didático-pedagógica; análise científico-epistemológica; análise didático-pedagógica; abordagem metodológica; seleção de objetivos; seleção de estratégias didáticas e escolha dos instrumentos de avaliação. Esse modelo de planejamento, teórica e metodologicamente fundamentado, foi utilizado para gerar o Produto Educacional – UDM – para posterior implementação em sala de aula. A UDM Poluição da água teve como objetivo geral de aprendizagem os conceitos de substância e mistura e, consequentemente que os estudantes fossem capazes de desenvolver atividades na abordagem investigativa, a fim de construir seu próprio conhecimento com o auxilio do professor. Para isso, a UDM foi estruturada em duas sequências didáticas: “O peixe fora d’água” e “Os peixes de aquário sempre morrem?”. A primeira sequência didática teve como objetivo específico “Analisar diferentes tipos de água, diferenciando substância de mistura”. E a segunda sequência didática teve como objetivo específico “Analisar as substâncias, diferenciando em substância simples e composta”. Nas duas sequências didáticas foram utilizados Estudos de Caso como principal estratégia didática, além de discussões, debates e atividades avaliativas. Referência A.M. Bego. Textos FCC, v.50, p.55-72, 2016. R. J. Justi. Ensenanza de las Ciencias, v.2, n.24, p. 173-184, 2006. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 27 páginas | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | - |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unidade Didática Multiestratégica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Substância e Mistura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino por Investigação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino Fundamental | - |
Título: dc.title | Unidade Didática Multiestratégia - Poluição da água | - |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | - |
Curso: dc.subject.course | Ensino Fundamental - Anos Finais | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Química | - |
Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
UDM - Poluição da água.pdf | UDM - Poluição da água | 666,45 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/587026/2/UDM - Poluição da água.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons