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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | GUIMARAES, CLAUDIO SANTOS PINTO | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-08T20:25:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-08T20:25:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | CLAUDIO SANTOS PINTO GUIMARAES | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/587024 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa reflete sobre o ensino da História com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs), buscando potencializar os saberes históricos de forma colaborativa e na interação dos estudantes com o Google for Education . O objetivo geral historiciza o tema da tecnologia em sala de aula mapeando produções que trataram dos temas “ensino de História" e “tecnologias digitais”, observando as metodologias adaptadas para ensinar História com as tecnologias. Em um colégio privado de Porto Alegre, com estudantes imersos na cultura digital, foi importante resgatar os conceitos Cibercultura (LÉVY), Revolução Digital (CHARTIER), Conversão Digital (DOUEIHI) e Web Currículo , (ALMEIDA E SILVA) para perceber as transformações e apropriações geradas com as difusões das tecnologias nas vidas das estudantes. O professor é quem planeja as situações de ensino e, ao mesmo tempo, observa, registra e desenvolve a pesquisa com apoio teórico nas produções de Ana Zavala. Portanto, este estudo tem inspiração na Investigação Prática da prática de ensinar História, com vistas a reafirmar alguns saberes, reformular outros e voltar a olhar a prática. Utilizando as TDICs, três propostas de pesquisas foram estabelecidas envolvendo a História do Brasil em duas turmas da 3ª série do Ensino Médio. Os estudantes foram orientados a construírem textos multimodais, autorais e com hiperlinks , compartilhando saberes e experiências. As fontes para este estudo foram os materiais resultante das pesquisas, as anotações discentes sobre as aulas e os planejamentos e os registros pós-aulas do próprio professor. De modo provisório, considerou-se estabelecer um maior rigor as normas técnicas, discussões mais voltadas às Teorias da História, com abordagens a História Cultural e Social, estímulos às pesquisas escolares usando o compartilhamento, incitando a autoria e o usos de múltiplas linguagens no ensino de História com tecnologias digitais. A partir do processo estabelecido a própria dissertação tornou-se a dimensão propositiva desta pesquisa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.678KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | SABERES HISTÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DE MEMÓRIA | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Google for Education | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias Digitais de Informaçao e Comunicaçao (TDICs) | pt_BR |
Título: dc.title | Aulas de História nas nuvens: os nós de ensinar História lcom o Google for Education no Ensino Médio | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Claudio Santos Pinto Guimarães.pdf | 2,68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/587024/2/Claudio Santos Pinto Guimarães.pdfDownload |
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