Guia de orientações: projeto integrador no curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Ifes

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIfespt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBernardes, Vanessa-
Autor(es): dc.contributor.authorPeixoto, Edson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-08T17:29:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-08T17:29:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherGuia de orientações: projeto integrador no curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Ifespt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586999-
Resumo: dc.description.abstractEste guia é um produto educacional desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – PROFEPT/ Ifes. Fruto da pesquisa intitulada: O anunciado e o feito: ensino médio integrado e formação omnilateral no Ifes – Campus Cachoeiro de Itapemirim, cuja temática principal de discussão constituiu-se o ensino médio integrado na perspectiva da formação omnilateral a partir das dimensões estruturantes do currículo – trabalho, ciência, tecnologia, cultura e cidadania. A referida pesquisa objetivou desenvolver uma compreensão crítica, a partir da identificação do conceito de ensino médio integrado, das dimensões estruturantes do currículo e das práticas pedagógicas relacionadas ao Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio do Ifes, de como se constitui a formação omnilateral nesse espaço/tempo. Sentimo-nos instigados a produzir este guia, uma vez que os resultados da pesquisa – provenientes da análise documental do Projeto Pedagógico Institucional, do Projeto Pedagógico do Curso, dos Planos de Ensino e Diários de Classe, bem como de entrevistas semiestruturadas realizadas com os alunos e docentes do curso, apontaram para falta de integração entre as disciplinas do núcleo comum e as técnicas, falta de clareza do envolvimento das disciplinas no projeto, bem como de comunicação, planejamento e organização para sua execução. Nesse sentido, este guia tem o objetivo de nortear, numa perspectiva de integração, visando à formação omnilateral, os professores envolvidos no projeto integrador, bem como orientá-los quanto às etapas de seu planejamento, desenvolvimento e avaliação. Esperamos que sejamos exitosos em nossa proposta e que ela sirva para concretização da integração entre as diversas áreas do conhecimento do curso, dos conhecimentos acadêmicos com a prática, bem como para melhoria do planejamento e da execução do projeto integrador.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1.664,847 kbytespt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectprojeto integradorpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectformação omnilateralpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectensino médio integradopt_BR
Título: dc.titleGuia de orientações: projeto integrador no curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Ifespt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePráticas Educativas em EPTpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons