Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ifes | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Bernardes, Vanessa | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Peixoto, Edson | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-08T17:29:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-08T17:29:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Guia de orientações: projeto integrador no curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Ifes | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586999 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este guia é um produto educacional desenvolvido no âmbito do Curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – PROFEPT/ Ifes. Fruto da pesquisa intitulada: O anunciado e o feito: ensino médio integrado e formação omnilateral no Ifes – Campus Cachoeiro de Itapemirim, cuja temática principal de discussão constituiu-se o ensino médio integrado na perspectiva da formação omnilateral a partir das dimensões estruturantes do currículo – trabalho, ciência, tecnologia, cultura e cidadania. A referida pesquisa objetivou desenvolver uma compreensão crítica, a partir da identificação do conceito de ensino médio integrado, das dimensões estruturantes do currículo e das práticas pedagógicas relacionadas ao Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio do Ifes, de como se constitui a formação omnilateral nesse espaço/tempo. Sentimo-nos instigados a produzir este guia, uma vez que os resultados da pesquisa – provenientes da análise documental do Projeto Pedagógico Institucional, do Projeto Pedagógico do Curso, dos Planos de Ensino e Diários de Classe, bem como de entrevistas semiestruturadas realizadas com os alunos e docentes do curso, apontaram para falta de integração entre as disciplinas do núcleo comum e as técnicas, falta de clareza do envolvimento das disciplinas no projeto, bem como de comunicação, planejamento e organização para sua execução. Nesse sentido, este guia tem o objetivo de nortear, numa perspectiva de integração, visando à formação omnilateral, os professores envolvidos no projeto integrador, bem como orientá-los quanto às etapas de seu planejamento, desenvolvimento e avaliação. Esperamos que sejamos exitosos em nossa proposta e que ela sirva para concretização da integração entre as diversas áreas do conhecimento do curso, dos conhecimentos acadêmicos com a prática, bem como para melhoria do planejamento e da execução do projeto integrador. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.664,847 kbytes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | projeto integrador | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | formação omnilateral | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ensino médio integrado | pt_BR |
Título: dc.title | Guia de orientações: projeto integrador no curso técnico em informática integrado ao ensino médio do Ifes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Práticas Educativas em EPT | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
GUIA_ORIENTACOES_PROJETO_INTEGRADOR_DESENVOLVIMENTO_IFES.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586999/2/GUIA_ORIENTACOES_PROJETO_INTEGRADOR_DESENVOLVIMENTO_IFES.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons