Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | DA SILVA, Paulo Roberto Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-05T17:26:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-05T17:26:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensinando História para educandos surdos em uma escola inclusiva: um ensino possível | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Ensinando História para educandos surdos em uma escola inclusiva: um ensino possível- texto | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Ensinando História para educandos surdos em uma escola inclusiva: um ensino possível-texto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586906 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação aborda o ensino de História para educandos surdos no contexto de escolas inclusivas do Ensino Fundamental II. Observa-se que a aprendizagem da História pelo surdo nesse contexto escolar tem apresentado vários obstáculos, entre os quais, a predominância de metodologias pedagógicas exclusivamente orais. Sendo assim, esse estudo buscou analisar os estudos recentes sobre o saber histórico escolar e o ensino para alunos surdos, refletindo como as contribuições teóricas da Pedagogia Visual e do uso de imagens históricas em sala de aula podem favorecer a construção de uma metodologia que tome por base a prática de professores de História de escolas inclusivas. Propõe-se, portanto, a partir das contribuições da semiótica imagética, uma metodologia didática diferenciada que favorecerá o ensino para educandos surdos em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, e consequentemente, a aprendizagem histórica. Para o desenvolvimento dessa metodologia foram tomados por base os estudos teóricos relacionados ao ensino para alunos surdos tanto da Educação como do ensino de História. Além disso, a construção metodológica também se fundamentou a partir da experiência de professores de História que lecionam em municípios da Região Sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro, que tiveram seus depoimentos colhidos e analisados a partir dos pressupostos m etodológicos da História Oral. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 46.931 KB/2.053 KB/2.277 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Profhistória. Ensino de História. Educação Especial. Saberes e práticas no espaço escolar. Ensino para surdos. Inclusão. | pt_BR |
Título: dc.title | Ensinando História para educandos surdos em uma escola inclusiva: um ensino possível | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons