Ensinando História para educandos surdos em uma escola inclusiva: um ensino possível

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDA SILVA, Paulo Roberto Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-05T17:26:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-05T17:26:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherEnsinando História para educandos surdos em uma escola inclusiva: um ensino possívelpt_BR
identificador: dc.identifier.otherEnsinando História para educandos surdos em uma escola inclusiva: um ensino possível- textopt_BR
identificador: dc.identifier.otherEnsinando História para educandos surdos em uma escola inclusiva: um ensino possível-textopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586906-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação aborda o ensino de História para educandos surdos no contexto de escolas inclusivas do Ensino Fundamental II. Observa-se que a aprendizagem da História pelo surdo nesse contexto escolar tem apresentado vários obstáculos, entre os quais, a predominância de metodologias pedagógicas exclusivamente orais. Sendo assim, esse estudo buscou analisar os estudos recentes sobre o saber histórico escolar e o ensino para alunos surdos, refletindo como as contribuições teóricas da Pedagogia Visual e do uso de imagens históricas em sala de aula podem favorecer a construção de uma metodologia que tome por base a prática de professores de História de escolas inclusivas. Propõe-se, portanto, a partir das contribuições da semiótica imagética, uma metodologia didática diferenciada que favorecerá o ensino para educandos surdos em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, e consequentemente, a aprendizagem histórica. Para o desenvolvimento dessa metodologia foram tomados por base os estudos teóricos relacionados ao ensino para alunos surdos tanto da Educação como do ensino de História. Além disso, a construção metodológica também se fundamentou a partir da experiência de professores de História que lecionam em municípios da Região Sul Fluminense do estado do Rio de Janeiro, que tiveram seus depoimentos colhidos e analisados a partir dos pressupostos m etodológicos da História Oral.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent46.931 KB/2.053 KB/2.277 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistória. Ensino de História. Educação Especial. Saberes e práticas no espaço escolar. Ensino para surdos. Inclusão.pt_BR
Título: dc.titleEnsinando História para educandos surdos em uma escola inclusiva: um ensino possívelpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons