Curso Educação Profissional Em Contextos Prisionais

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFAR)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorColovini, Cristian Ericksson-
Autor(es): dc.contributor.authorBrancher, Vantoir Roberto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-03-04T19:12:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-03-04T19:12:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-
identificador: dc.identifier.otherCurso Educação Profissional Em Contextos Prisionaispt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586887-
Resumo: dc.description.abstractO produto educacional proposto trata-se de um curso de formação continuada, autoinstrucional, para docentes que trabalham, ou que pretendem trabalhar, com Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em contextos prisionais. Com tal intervenção, se busca aprofundar conhecimentos e gerar reflexões acerca da complexidade da docência em contextos prisionais; ampliar o conhecimento dos docentes sobre peculiaridades do sistema carcerário, gerando reflexões e ressignificações das práticas desses profissionais. O produto educacional é de tipologia ambientes de aprendizagem, e tem o Ensino como área de concentração. Vinculou-se à linha de pesquisa em Práticas Pedagógicas em EPT, tendo privilegiado os referenciais teóricos: Nóvoa (2009), Levy (1999), Peres (2011), Souza; Rodrigues (2017), Saviani (2009), Onofre (2015), Julião (2016). O produto teve origem no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do IFFar Campus Jaguari, a partir da pesquisa de nossa autoria, intitulada “Docência Na EBPT: Saberes Docentes e Significações na Educação Prisional”. A metodologia utilizada para a construção do curso baseou-se em entrevistas semiestruturadas realizadas com professores vinculados aos Institutos Federais do RS, que tiveram a experiência da docência em contextos prisionais. No processo de análise dos dados coletados utilizou-se a Análise de Conteúdo, na perspectiva de Bardin (2011). Houve submissão prévia do projeto ao Comitê de Ética e Pesquisa do IFFar, e a avaliação do trabalho ocorre no ProfEPT. Vislumbra-se impacto na área do ensino, e também na área da educação, a partir da criação de um ambiente virtual de compartilhamento e aprendizagem, promovemos a criação de uma rede de colaboração sobre a docência, saberes docentes e significações na educação prisional. O curso em questão tem aplicação imediata em nível estadual e tem potencial para replicação em nível nacional.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectDocênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação Prisionalpt_BR
Título: dc.titleCurso Educação Profissional Em Contextos Prisionaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT)pt_BR
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