
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | UFRGS | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Gonzatto, Elenice | - |
| Autor(es): dc.contributor.author | Salgado, Tania | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-03-01T17:50:21Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-03-01T17:50:21Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-15 | - |
| identificador: dc.identifier.other | 14aELENICE FELIMBERTI GONZATTO-Produto | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586839 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo abordar de forma contextualizada o conteúdo de Radiações e Radioatividade por meio da proposição metodológica de uma Oficina Temática intitulada “O uso da radiação na medicina: Raios-X e Radioterapia”. O público-alvo foram estudantes do Segundo Ano do Ensino Médio de uma escola pública. Segundo Marcondes, a Oficina Temática é uma proposição metodológica que procura tratar os conhecimentos científicos de forma inter-relacionada e contextualizada, envolvendo os estudantes em um processo ativo de construção do seu próprio conhecimento e de reflexão que contribui para a tomada de decisões. A Oficina Temática desenvolvida foi estruturada com base nos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov e Angotti, os quais são: problematização inicial, organização do conhecimento e aplicação do conhecimento. De acordo com autores como Maldaner, Mortimer; Scott, Santos; Schnetzler, um ensino na perspectiva da contextualização deve ser baseado em temáticas que estejam relacionadas à vivência dos estudantes e que emerjam do interesse dos mesmos. Deve favorecer a construção de um conhecimento químico sólido e que oportunize ao discente uma formação crítica para a tomada de decisões de forma consciente frente aos desafios da realidade social na qual está inserido. A temática Radiações e Radioatividade apresenta forte caráter interdisciplinar, visto que para sua abordagem são evocados conceitos pertencentes a várias disciplinas, conforme coloca Pombo, mesmo que outros professores não tenham participado na aplicação da Oficina Temática. O presente trabalho baseou-se nos pressupostos da teoria Histórico-Cultural de aprendizagem de Vygotsky. Esta teoria postula que o desenvolvimento das funções mentais superiores são processos mediados por instrumentos e signos – como a linguagem – com origem na interação do indivíduo com o seu meio social e cultural, sobretudo nas situações específicas como o ensino. A metodologia de pesquisa adotada na presente investigação apresenta predominantemente caráter qualitativo. Os resultados obtidos permitem concluir que o desenvolvimento dos conteúdos de Química através de temáticas relacionadas com a vivência dos estudantes favorece a construção do conhecimento de forma mais efetiva do que a utilização da metodologia baseada no ensino tradicional. A estratégia metodológica adotada para as Oficinas Temáticas favoreceu a construção de novos conhecimentos, o desenvolvimento de novas formas de estudar Química, estabelecendo relações entre o conhecimento cotidiano e o conhecimento científico. Ela também apontou avanços significativos no entendimento dos estudantes sobre o uso da radiação na medicina. A investigação também mostrou que os estudantes consideram importante a disciplina de Química no seu currículo escolar, sendo que a maioria afirmou aplicar o conhecimento químico no seu cotidiano. Na revisão de literatura, não foi encontrada nenhuma Oficina Temática que tenha abordado o uso da radiação na área da medicina para o diagnóstico e tratamento de doenças. Isso nos permite inferir que esta temática é um campo aberto para investigações, com grandes potencialidades para se trabalhar tópicos do ensino de Química, Física e Ciências. Apesar dos desafios encontrados – como escassez de tempo para o desenvolvimento das atividades e pouca disponibilidade de materiais sobre o assunto da pesquisa –, pode-se dizer que a prática pedagógica realizada junto aos estudantes representou uma oportunidade ímpar de crescimento pessoal e profissional para a pesquisadora. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1.9 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Oficina Temática | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Contextualização do Ensino de Química | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Radiações | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Radioatividade | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Vygotsky | pt_BR |
| Título: dc.title | OFICINA TEMÁTICA O USO DA RADIAÇÃO NA MEDICINA: RAIOS-X E RADIOTERAPIA | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | PROFQUI | pt_BR |
| Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Materiais PROFQUI | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| 14aELENICE FELIMBERTI GONZATTO-Produto.pdf | 1.87 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586839/2/14aELENICE FELIMBERTI GONZATTO-Produto.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons