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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal Fluminense | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho, Jéssica Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mariani Braz, Ruth Maria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira Gomes, Suzete Araújo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-24T11:01:29Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-24T11:01:29Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-02-24 | - |
identificador: dc.identifier.other | RE (CONSTRUINDO) OFICINAS DST/AIDS, PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDOS. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586695 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Os materiais didáticos adaptados são de grande relevância como instrumentos de inclusão, pois contempla uma maior interação entre os alunos deficientes e ditos normais de uma mesma sala de aula. Na educação faz-se necessário adaptar os materiais didáticos para as pessoas com deficiências, porque muitas vezes, torna-se inviável o processo de ensino-aprendizagem, pois muitos alunos se sentem excluídos por não estarem participando da aula. Com isso, o objetivo geral da pesquisa é criar um blog educativo com as oficinas, que os professores podem desenvolver; com ênfase no ensino de Ciências, para facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre o tema: Doenças Sexualmente transmissíveis/Síndrome da imunodeficiência adquirida, construindo um trabalho interdisciplinar. A metodologia utilizada foi um estudo de caso que aconteceu em uma escola de instituição filantrópica localizada na Gávea. O estudo foi realizado em classes do ensino fundamental com alunos entre 12 e 16 anos. Um fator determinante para a construção dessas oficinas foi o baixo custo material e a fácil reprodução. Na nossa pesquisa verificamos que há uma carência e necessidade de realizar mais estudos sobre o tema. Os artigos encontrados com as palavras chaves: Inclusão/ surdez/ Produção de materiais didáticos/ DSTs e Estratégias pedagógicas; nas bases científicas, mencionam que ainda há dificuldades dos surdos brasileiros quanto ao acesso à saúde, com vista a melhorar as intervenções dos profissionais que tratam das doenças sexualmente transmissíveis e a síndrome de imunodeficiência adquirida, no atendimento a esta população seja nas escolas ou nos ambulatórios médicos. O produto dessa pesquisa se materializou na elaboração de seis vídeos que compuseram as oficinas sobre DST/AIDS para alunos surdos e deficientes auditivos, e o blog educativo com o endereço: https://oficinasemlibras.wixsite.com/prazeremmeconhecer. Concluímos que através da construção do blog disponibilizamos instrumentos práticos e úteis para os professores que queiram aprimorar as suas práticas docentes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,17 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia pedagógica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | produção de material didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | DST | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Inclusão | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Surdez | pt_BR |
Título: dc.title | RE (CONSTRUINDO) OFICINAS DST/AIDS, PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDOS. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado profissional em Diversidade e Inclusão | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Defesa do Mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Imagens |
Arquivos associados: | ||||
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Defesa de mestrado - Jéssica Nunes.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586695/2/Defesa de mestrado - Jéssica Nunes.pdfDownload |
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