RE (CONSTRUINDO) OFICINAS DST/AIDS, PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDOS.

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Fluminensept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho, Jéssica Nunes-
Autor(es): dc.contributor.authorMariani Braz, Ruth Maria-
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira Gomes, Suzete Araújo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-24T11:01:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-24T11:01:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2021-02-24-
identificador: dc.identifier.otherRE (CONSTRUINDO) OFICINAS DST/AIDS, PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDOS.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586695-
Resumo: dc.description.abstractOs materiais didáticos adaptados são de grande relevância como instrumentos de inclusão, pois contempla uma maior interação entre os alunos deficientes e ditos normais de uma mesma sala de aula. Na educação faz-se necessário adaptar os materiais didáticos para as pessoas com deficiências, porque muitas vezes, torna-se inviável o processo de ensino-aprendizagem, pois muitos alunos se sentem excluídos por não estarem participando da aula. Com isso, o objetivo geral da pesquisa é criar um blog educativo com as oficinas, que os professores podem desenvolver; com ênfase no ensino de Ciências, para facilitar o processo de ensino-aprendizagem sobre o tema: Doenças Sexualmente transmissíveis/Síndrome da imunodeficiência adquirida, construindo um trabalho interdisciplinar. A metodologia utilizada foi um estudo de caso que aconteceu em uma escola de instituição filantrópica localizada na Gávea. O estudo foi realizado em classes do ensino fundamental com alunos entre 12 e 16 anos. Um fator determinante para a construção dessas oficinas foi o baixo custo material e a fácil reprodução. Na nossa pesquisa verificamos que há uma carência e necessidade de realizar mais estudos sobre o tema. Os artigos encontrados com as palavras chaves: Inclusão/ surdez/ Produção de materiais didáticos/ DSTs e Estratégias pedagógicas; nas bases científicas, mencionam que ainda há dificuldades dos surdos brasileiros quanto ao acesso à saúde, com vista a melhorar as intervenções dos profissionais que tratam das doenças sexualmente transmissíveis e a síndrome de imunodeficiência adquirida, no atendimento a esta população seja nas escolas ou nos ambulatórios médicos. O produto dessa pesquisa se materializou na elaboração de seis vídeos que compuseram as oficinas sobre DST/AIDS para alunos surdos e deficientes auditivos, e o blog educativo com o endereço: https://oficinasemlibras.wixsite.com/prazeremmeconhecer. Concluímos que através da construção do blog disponibilizamos instrumentos práticos e úteis para os professores que queiram aprimorar as suas práticas docentes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,17 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEstratégia pedagógicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectprodução de material didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDSTpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInclusãopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSurdezpt_BR
Título: dc.titleRE (CONSTRUINDO) OFICINAS DST/AIDS, PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDOS.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado profissional em Diversidade e Inclusãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDefesa do Mestradopt_BR
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