Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | MARTINS, Gisele Menezes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-23T16:24:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-23T16:24:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | A UTILIZAÇÃO DO CINEMA NO ENSINO DE HISTÓRIA: o Filme Virgem Margarida e a Política Sociocultural em Moçambique Pós-Independência -texto | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | A UTILIZAÇÃO DO CINEMA NO ENSINO DE HISTÓRIA: o Filme Virgem Margarida e a Política Sociocultural em Moçambique Pós-Independência -produto | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586674 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação traz uma abordagem do filme Virgem Margarida (2012), do diretor Licínio Azevedo, no Ensino de História. São apresentados diversos usos e possibilidades, assim como os desafios para a docência, trazendo um enfoque em práticas pedagógicas atualizadas acerca da utilização do cinema em sala de aula no Caderno de Atividades. Nele, foram empregadas metodologias de análise criativa da obra que preconizam a construção de sentidos e do senso crítico acerca dos temas relativos à importância dos filmes como arte, ao ensino da história africana e moçambicana, ao papel das mulheres e da violência de gênero na compreensão da História no mundo contemporâneo. O filme, considerado como História, tem potencial para ser um canal de desenvolvimento da consciência histórica no processo de ensino-aprendizagem, da experiência da alteridade e do desenvolvimento do gosto, contribuindo com reflexões sobre a relação entre cinema e História, gênero, violência contra a mulher e construção nacional no pós-independência de Moçambique. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2.099 KB/1.248 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória, Ensino de História, Cinema, Moçambique, Virgem Margarida, Licínio Azevedo. | pt_BR |
Título: dc.title | A utilização do cinema no Ensino de História: o filme Virgem Margarida e a política sociocultural em Moçambique pós-independência | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons