A utilização do cinema no Ensino de História: o filme Virgem Margarida e a política sociocultural em Moçambique pós-independência

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMARTINS, Gisele Menezes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-23T16:24:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-23T16:24:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherA UTILIZAÇÃO DO CINEMA NO ENSINO DE HISTÓRIA: o Filme Virgem Margarida e a Política Sociocultural em Moçambique Pós-Independência -textopt_BR
identificador: dc.identifier.otherA UTILIZAÇÃO DO CINEMA NO ENSINO DE HISTÓRIA: o Filme Virgem Margarida e a Política Sociocultural em Moçambique Pós-Independência -produtopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586674-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação traz uma abordagem do filme Virgem Margarida (2012), do diretor Licínio Azevedo, no Ensino de História. São apresentados diversos usos e possibilidades, assim como os desafios para a docência, trazendo um enfoque em práticas pedagógicas atualizadas acerca da utilização do cinema em sala de aula no Caderno de Atividades. Nele, foram empregadas metodologias de análise criativa da obra que preconizam a construção de sentidos e do senso crítico acerca dos temas relativos à importância dos filmes como arte, ao ensino da história africana e moçambicana, ao papel das mulheres e da violência de gênero na compreensão da História no mundo contemporâneo. O filme, considerado como História, tem potencial para ser um canal de desenvolvimento da consciência histórica no processo de ensino-aprendizagem, da experiência da alteridade e do desenvolvimento do gosto, contribuindo com reflexões sobre a relação entre cinema e História, gênero, violência contra a mulher e construção nacional no pós-independência de Moçambique.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2.099 KB/1.248 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistória, Ensino de História, Cinema, Moçambique, Virgem Margarida, Licínio Azevedo.pt_BR
Título: dc.titleA utilização do cinema no Ensino de História: o filme Virgem Margarida e a política sociocultural em Moçambique pós-independênciapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons