SEQUÊNCIA DIDÁTICA LITERÁRIA - SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIO

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Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTONET, HELENA MARIA-
Autor(es): dc.contributor.authorESCOTT, CLARICE MONTEIRO-
Autor(es): dc.contributor.authorCAVALCANTI, RICADO JORGE DE SOUZA-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-16T14:46:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-16T14:46:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-12-17-
identificador: dc.identifier.otherSEQUENCIA DIDATICA LITERARIA_finalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586500-
Resumo: dc.description.abstractA Sequência Didática (SD) em literatura que oferecemos é um Produto Educacional (PE) fruto do estudo realizado no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProEPT) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Zabala (2010, p. 19) afirma ser traço característico de ações didáticas, mesmo nos modelos tradicionais de educação, a prática de organizar e articular as atividades em sequências planejadas, cujos elementos são “um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos”. Ao tratar o tema SD para estudos em Literatura, Cosson (2018, p.12) afirma que “o processo de letramento que se faz, via textos literários, compreende não apenas uma dimensão diferenciada do uso da escrita, mas também, e sobretudo, o uso de uma forma de assegurar seu efetivo domínio”, porque práticas sociais como aprender a ler e ser leitor transformam as relações humanas. Desse modo, o autor propõe que as atividades das aulas de Literatura sejam planejadas no formato de SD, quer como sequência básica ou expandida, ou uma outra forma de combinação delas derivada, que se ajuste aos interesses da comunidade de leitores, aos textos a serem trabalhados e ao ambiente educacional. Assim, oferta-se a presente SD literária que inclui Palavras Iniciais: um diálogo com os docentes; seis seções introdutórias; dez oficinas; reflexões remissivas; espaço para apontamentos e considerações sobre a evolução do processo de ensino e aprendizagem ao longo dos trabalhos, o que permite registro de percepções, ponderações e necessidade de ajustes para aplicação da sequência; referências; apêndices e anexos. Nos apêndices e anexos incluem-se diversos textos que trabalham sugestões auxiliares para abordagem da obra central; textos que apresentam as intertextualidades a serem estudadas e assuntos correlatos, tais como a própria intertextualidade, a formação do leitor, e a interpretação do amor de Werther; outros temas, que expandem a SD, ao trazer contextualizações teóricas, históricas, biográficas e críticas; e, também, propostas de exercício de escrita e de oralidade, esta, inclusive utilizando textos adaptados para leitura artística. Proposta a SD, cabe ao professor, com autonomia, definir o que pode ser concretizado com os estudantes. Não obstante, entendidos como necessários ajustes na sequência a ser trabalhada, Cosson (2018) observa a importância de que seus princípios teóricos e metodológicos sejam preservados. Obviamente, alterados esses princípios, as atividades perdem as características da proposta do autor No tocante à escolha da obra central, segundo Backes (Prefácio In: GOETHE, 2010, p. 5), “Werther é um fulgor, um raio atravessando o horizonte da Literatura Universal”. Esperamos que esse fulgor, ilumine o ensino de Literatura no EMI, e que estudantes, aprimorando-se como leitores literários críticos, ampliem sua condição de seres humanos a construir-se, no dia a dia das relações interpessoais, como pessoas, cidadãos e profissionais, em condições cada vez melhores de atuação, aprendizagem e comunicação, tanto pela oralidade quanto pela leitura e escrita.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3,1 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação Profissional e Tecnológicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequência Didática literáriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudante-leitor críticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGoethept_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntertextualidadept_BR
Título: dc.titleSEQUÊNCIA DIDÁTICA LITERÁRIA - SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFEPTpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplinePRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADApt_BR
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