Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | TONET, HELENA MARIA | - |
Autor(es): dc.contributor.author | ESCOTT, CLARICE MONTEIRO | - |
Autor(es): dc.contributor.author | CAVALCANTI, RICADO JORGE DE SOUZA | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-16T14:46:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-16T14:46:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-12-17 | - |
identificador: dc.identifier.other | SEQUENCIA DIDATICA LITERARIA_final | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586500 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A Sequência Didática (SD) em literatura que oferecemos é um Produto Educacional (PE) fruto do estudo realizado no âmbito do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProEPT) do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES). Zabala (2010, p. 19) afirma ser traço característico de ações didáticas, mesmo nos modelos tradicionais de educação, a prática de organizar e articular as atividades em sequências planejadas, cujos elementos são “um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos”. Ao tratar o tema SD para estudos em Literatura, Cosson (2018, p.12) afirma que “o processo de letramento que se faz, via textos literários, compreende não apenas uma dimensão diferenciada do uso da escrita, mas também, e sobretudo, o uso de uma forma de assegurar seu efetivo domínio”, porque práticas sociais como aprender a ler e ser leitor transformam as relações humanas. Desse modo, o autor propõe que as atividades das aulas de Literatura sejam planejadas no formato de SD, quer como sequência básica ou expandida, ou uma outra forma de combinação delas derivada, que se ajuste aos interesses da comunidade de leitores, aos textos a serem trabalhados e ao ambiente educacional. Assim, oferta-se a presente SD literária que inclui Palavras Iniciais: um diálogo com os docentes; seis seções introdutórias; dez oficinas; reflexões remissivas; espaço para apontamentos e considerações sobre a evolução do processo de ensino e aprendizagem ao longo dos trabalhos, o que permite registro de percepções, ponderações e necessidade de ajustes para aplicação da sequência; referências; apêndices e anexos. Nos apêndices e anexos incluem-se diversos textos que trabalham sugestões auxiliares para abordagem da obra central; textos que apresentam as intertextualidades a serem estudadas e assuntos correlatos, tais como a própria intertextualidade, a formação do leitor, e a interpretação do amor de Werther; outros temas, que expandem a SD, ao trazer contextualizações teóricas, históricas, biográficas e críticas; e, também, propostas de exercício de escrita e de oralidade, esta, inclusive utilizando textos adaptados para leitura artística. Proposta a SD, cabe ao professor, com autonomia, definir o que pode ser concretizado com os estudantes. Não obstante, entendidos como necessários ajustes na sequência a ser trabalhada, Cosson (2018) observa a importância de que seus princípios teóricos e metodológicos sejam preservados. Obviamente, alterados esses princípios, as atividades perdem as características da proposta do autor No tocante à escolha da obra central, segundo Backes (Prefácio In: GOETHE, 2010, p. 5), “Werther é um fulgor, um raio atravessando o horizonte da Literatura Universal”. Esperamos que esse fulgor, ilumine o ensino de Literatura no EMI, e que estudantes, aprimorando-se como leitores literários críticos, ampliem sua condição de seres humanos a construir-se, no dia a dia das relações interpessoais, como pessoas, cidadãos e profissionais, em condições cada vez melhores de atuação, aprendizagem e comunicação, tanto pela oralidade quanto pela leitura e escrita. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3,1 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Profissional e Tecnológica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência Didática literária | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudante-leitor crítico | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Goethe | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Intertextualidade | pt_BR |
Título: dc.title | SEQUÊNCIA DIDÁTICA LITERÁRIA - SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFEPT | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | PRÁTICA DE PESQUISA ORIENTADA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
SEQUENCIA DIDATICA LITERARIA_final .pdf | 3,01 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586500/2/SEQUENCIA DIDATICA LITERARIA_final .pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons