Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Jacqueline Marinho de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-17T12:16:42Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-17T12:16:42Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020-10-29 | - |
identificador: dc.identifier.other | UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA, JACQUELINE MARINHO DE SOUSA, 2020 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586492 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho se debruçou sobre o ensino de Sociologia na perspectiva da análise dos Guias de Livros Didáticos do PNLD de Sociologia e seus respectivos Editais. O objetivo foi verificar como os Guias contribuíram para a consolidação da Sociologia no currículo do Ensino Médio tendo como hipótese a investigação dos Guias do PNLD, possibilitando traçar um panorama das mudanças e avanços dos livros didáticos nele indicados. Para tanto fizemos um retrato do “estado da arte” do Ensino de Sociologia e sistematizamos as referências que orientaram a pesquisa. Abordamos o processo histórico que originou o PNLD e a consolidação do Programa, incluindo suas transformações recentes. Analisamos os Editais do PNLD 2009, 2012 e 2015 os quais direcionaram a confecção dos Guias do PNLD de 2012, 2015 e 2018. Elaboramos um quadro comparativo dos documentos. Contamos com a aplicação de um questionário online para oitenta e um docentes de Sociologia da rede pública em treze estados e o Distrito Federal para observamos as impressões e apropriações sobre os Guias e livros didáticos de Sociologia. Considerou-se que os Guias apresentam ponderações significativas para o ensino de Sociologia. São materiais que, se utilizados pelos docentes, podem resultar na escolha do livro didático que seja mais adequado à realidade da unidade escolar. O PNLD instituiu um modelo de avaliação que favoreceu e fortaleceu a qualidade das obras didáticas de Sociologia. Assim, a presente pesquisa discute brevemente a situação precária atual e a qualidade das obras didáticas selecionas pelo PNLD a partir do Decreto nº 9.099/2017 e a Sociologia após a Reforma do Ensino Médio. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Sociologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Guia de Livros Didáticos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | PNLD | pt_BR |
Título: dc.title | CONTRIBUIÇÕES DO PNLD AO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ANÁLISE DOS GUIAS DE LIVROS DIDÁTICOS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
licenca-direito-autoral_tcc (2).docx | 34,29 kB | Microsoft Word XML | /bitstream/capes/586492/2/licenca-direito-autoral_tcc (2).docxDownload | |
UNESP_JACQUELINE MARINHO DE SOUSA_2020 (1).pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586492/3/UNESP_JACQUELINE MARINHO DE SOUSA_2020 (1).pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons