CONTRIBUIÇÕES DO PNLD AO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ANÁLISE DOS GUIAS DE LIVROS DIDÁTICOS

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSociopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ ProfSocio-
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Jacqueline Marinho de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-17T12:16:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-17T12:16:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-10-29-
identificador: dc.identifier.otherUNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA, JACQUELINE MARINHO DE SOUSA, 2020pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586492-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho se debruçou sobre o ensino de Sociologia na perspectiva da análise dos Guias de Livros Didáticos do PNLD de Sociologia e seus respectivos Editais. O objetivo foi verificar como os Guias contribuíram para a consolidação da Sociologia no currículo do Ensino Médio tendo como hipótese a investigação dos Guias do PNLD, possibilitando traçar um panorama das mudanças e avanços dos livros didáticos nele indicados. Para tanto fizemos um retrato do “estado da arte” do Ensino de Sociologia e sistematizamos as referências que orientaram a pesquisa. Abordamos o processo histórico que originou o PNLD e a consolidação do Programa, incluindo suas transformações recentes. Analisamos os Editais do PNLD 2009, 2012 e 2015 os quais direcionaram a confecção dos Guias do PNLD de 2012, 2015 e 2018. Elaboramos um quadro comparativo dos documentos. Contamos com a aplicação de um questionário online para oitenta e um docentes de Sociologia da rede pública em treze estados e o Distrito Federal para observamos as impressões e apropriações sobre os Guias e livros didáticos de Sociologia. Considerou-se que os Guias apresentam ponderações significativas para o ensino de Sociologia. São materiais que, se utilizados pelos docentes, podem resultar na escolha do livro didático que seja mais adequado à realidade da unidade escolar. O PNLD instituiu um modelo de avaliação que favoreceu e fortaleceu a qualidade das obras didáticas de Sociologia. Assim, a presente pesquisa discute brevemente a situação precária atual e a qualidade das obras didáticas selecionas pelo PNLD a partir do Decreto nº 9.099/2017 e a Sociologia após a Reforma do Ensino Médio.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Sociologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGuia de Livros Didáticospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPNLDpt_BR
Título: dc.titleCONTRIBUIÇÕES DO PNLD AO ENSINO DE SOCIOLOGIA: ANÁLISE DOS GUIAS DE LIVROS DIDÁTICOSpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacionalpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons