A presença das mulheres no ensino de história na educação de jovens e adultos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTeijeiro, Tarsila Tonsig Garcia-
Data de aceite: dc.date.accessioned2021-02-11T16:33:53Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2021-02-11T16:33:53Z-
Data de envio: dc.date.issued2020-
identificador: dc.identifier.otherA presença das mulheres no ensino de história na educação de jovens e adultospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586376-
Resumo: dc.description.abstractA História no ensino básico ainda é vista, majoritariamente, a partir de uma perspectiva masculina: quase não se fala de mulheres como protagonistas históricas e, nas poucas vezes em que elas são apresentadas nos materiais didáticos, estão em uma pequena caixa de curiosidades ou em textos complementares separados dos conteúdos principais. O objetivo desse trabalho é de observar o modo pelo qual os debates acadêmicos sobre gênero foram incorporados no ensino de História na educação básica, com destaque para a rede do município de Campinas, buscando evidenciar o lugar reservado para as mulheres e a forma como são apresentadas nos conteúdos abordados pelo componente curricular de História. Considera-se, também, a presença do conceito de gênero em documentos relativos à Educação, no intuito de se mostrar como se dá a inserção da temática de gênero nos marcos legais da área. Dedica-se especial atenção para o contexto do ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ao se analisar como o fator gênero influencia na composição das turmas de EJA e como a questão aparece nos materiais didáticos utilizados. O estudo foi pautado pela leitura das obras de pesquisadores das áreas de gênero e educação, como Joan Scott, Michelle Perrot, Margareth Rago, Guacira Lopes Louro, Circe Bittencourt, entre outros, e pela análise da legislação vigente e de materiais didáticos de História.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent117 páginaspt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudos de Gêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsinopt_BR
Título: dc.titleA presença das mulheres no ensino de história na educação de jovens e adultospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons