Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Campinas | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Teijeiro, Tarsila Tonsig Garcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2021-02-11T16:33:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2021-02-11T16:33:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
identificador: dc.identifier.other | A presença das mulheres no ensino de história na educação de jovens e adultos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/586376 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A História no ensino básico ainda é vista, majoritariamente, a partir de uma perspectiva masculina: quase não se fala de mulheres como protagonistas históricas e, nas poucas vezes em que elas são apresentadas nos materiais didáticos, estão em uma pequena caixa de curiosidades ou em textos complementares separados dos conteúdos principais. O objetivo desse trabalho é de observar o modo pelo qual os debates acadêmicos sobre gênero foram incorporados no ensino de História na educação básica, com destaque para a rede do município de Campinas, buscando evidenciar o lugar reservado para as mulheres e a forma como são apresentadas nos conteúdos abordados pelo componente curricular de História. Considera-se, também, a presença do conceito de gênero em documentos relativos à Educação, no intuito de se mostrar como se dá a inserção da temática de gênero nos marcos legais da área. Dedica-se especial atenção para o contexto do ensino na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ao se analisar como o fator gênero influencia na composição das turmas de EJA e como a questão aparece nos materiais didáticos utilizados. O estudo foi pautado pela leitura das obras de pesquisadores das áreas de gênero e educação, como Joan Scott, Michelle Perrot, Margareth Rago, Guacira Lopes Louro, Circe Bittencourt, entre outros, e pela análise da legislação vigente e de materiais didáticos de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 117 páginas | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos de Gênero | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino | pt_BR |
Título: dc.title | A presença das mulheres no ensino de história na educação de jovens e adultos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
tarsila tonsig garcia teijeiro.pdf | 1,28 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/586376/2/tarsila tonsig garcia teijeiro.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons